helldanger1
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Como a única alteração em relação ao exemplo do capítulo anterior é o desenho do cubo, só a função Desenha será descrita aqui.
Quando se trabalha com uma malha, normalmente são passadas como argumento para a função glBegin() as primitivas GL_QUADS, GL_POLYGON e GL_TRIANGLES (capítulo 9). GL_TRIANGLE_STRIP e GL_QUAD_STRIP também podem ser usadas, desde que se tenha certeza de que os vértices e faces estão ordenados da maneira correta.
Conforme se observa no código acima, é necessário informar o vetor normal normal de cada face, pois OpenGL usa esta informação para calcular a cor de cada face de acordo com os parâmetros de iluminação. A função usada para especificar o vetor normal é glNormal3f, e os seus parâmetros são as componentes x, y e z do vetor normal, respectivamente.
Quando se trabalha com uma malha, normalmente são passadas como argumento para a função glBegin() as primitivas GL_QUADS, GL_POLYGON e GL_TRIANGLES (capítulo 9). GL_TRIANGLE_STRIP e GL_QUAD_STRIP também podem ser usadas, desde que se tenha certeza de que os vértices e faces estão ordenados da maneira correta.
Conforme se observa no código acima, é necessário informar o vetor normal normal de cada face, pois OpenGL usa esta informação para calcular a cor de cada face de acordo com os parâmetros de iluminação. A função usada para especificar o vetor normal é glNormal3f, e os seus parâmetros são as componentes x, y e z do vetor normal, respectivamente.