Portal Chamar Táxi

Instalações de TDT na zona de Leiria

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Tenho 5 instalações feitas em casa de amigos meus e seus familiares, uma delas ainda do tempo do canal 67, e até hoje nenhum deles se queixou de ficar sem sinal durante largos períodos a certas horas.

As 3 mais antigas estão na zona de Cardosos, uma delas mesmo ao lado da A1, a seguir à área de serviço. A primeira foi apenas uma alteração, visto já existir uma antena PRO 45 da Televés, que foi aproveitada para a TDT, e visto estar situada num ponto mais alto. Nas outras usei, na altura, duas antenas yagi 43-59 de 30 elementos por causa do sinal ser relativamente fraco e haver alguns obstáculos pelo meio. No primeiro caso, com a mudança para o canal 56 e a entrada em funcionamento de mais emissores na zona, a estabilidade manteve-se. As outras duas já foram instaladas depois da mudança. Num dos casos, que tem a antena mais exposta lateralmente, o facto da yagi ser uma antena muito direccional talvez esteja a ser o factor de protecção contra sinais eventualmente fora do IG. Em ambos os casos tive que manter a amplificação, como seria de esperar.

Na semana passada fiz as outras duas, uma no Freixial (também em Cardosos) e a outra em Andrinos.

A do Freixial foi um desafio, já que a casa se encontra mesmo encostada a um eucaliptal que existe na direcção do emissor e o sinal era pouco mais que zero. A solução foi percorrer o telhado com a antena Engel MAX-90F e tentar procurar outros sinais em melhores condições, já que não conhecia bem a zona. Consegui sinal razoável com 6m de tubo na direcção de Pombal (Potência 45-48dB, SNR 28-30db e Pre BER 8.5e/9.0e-04) mas com alguma instabilidade devido à passagem dos veículos na A1 (fenómeno que também acontece na outra instalação ao lado da AE mas que não tem influência no resultado final).
Como a instalação da casa não estava feita de maneira muito ortodoxa e a qualidade dos cabos era algo duvidosa, resolvi meter um pré-amplificador Manata PR-101, que fica ligado directamente à saida da antena, antes do amplificador Ikusi MBA existente. Com uma carga de 7 tomadas, duas delas também com sinal do LNB, logo com mais perdas por causa dos MS-720, o resultado final foi algo surpreendente: SNR >31db e Pre BER 4.5e/5.0e-04 em todas as tomadas e sem falhas até hoje. Também convém ter em conta que aquela antena tem obstáculos por todos os lados, excepto na direcção do emissor, o que a protege de eventuais sinais interferentes. Para além disso, é a melhor antena que conheci até hoje. Ainda assim, o "fenómeno" poder-se-ia manifestar doutras maneiras, o que até ver não aconteceu.

Em Andrinos, meti só uma Engel MAX-50F a alimentar tudo e tirei a amplificação que existia. Devo dizer que, mesmo sendo um sítio alto e com o emissor em linha de vista, o sinal deixa muito a desejar em termos de qualidade, já que a quantidade é boa (Potência 70dB, SNR >31dB e Pre BER 1.0e-03). Mesmo assim, tendo metido um derivador de duas saídas e um splitter de duas vias, e mantido os cabos existentes, a (pouca) qualidade aguentou-se bem, não ultrapassando valores de 1.1e/1.2e-03 nos terminais.

O facto de ter mantido a amplificação existente nalguns destes casos não se deveu ao facto de estes amplificadores serem melhores do que outros, mas simplesmente por contenção de custos e por eles servirem o objectivo da instalação.

Com isto não quero dizer que não haja outros sítios na mesma zona com problemas. Só quis partilhar convosco a minha experiência numa zona que desconhecia, com situações bastante complicadas a nível de recepção mas onde nenhuma ficou sem solução.

DX2

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Agora só resta esperar que o "fenómeno" não estrague tudo pois à excepção de Domingo à noite a Segunda de manhã, e ontem às 20:00 por uns minutos, a TDT tem funcionado bem.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
As três primeiras estão a funcionar quase há dois anos e, para além dos normais freezes habituais, nunca tiveram episódios de ausência total de qualidade por largos períodos de tempo. Mas, como disse, por ser um vale rodeado de montes e matas, pode não estar tão exposto como o sítio onde mora o amigo rato, que é duma zona coberta pelo(s) mesmo(s) emissores e que é afectado pelo "fenómeno". O caso de Andrinos é que pode eventualmente servir de cobaia no que diz respeito a sinais interferentes. Muito embora a instalação tivesse sido feita antes dos dias que referiste e de eu ter informado o meu amigo acerca do "fenómeno", já falei com ele depois disso e não se queixou de qualquer falha.
De qualquer modo vou manter a situação monitorizada.

DX2

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Caro user DX2 moro na localidade de Casal dos Ferreiros - Vizinha da localidade de freixial e de cardosos... Quero desde ja felicita-lo por ter conseguido por tdt na localidade de freixial... as casas na zona mais baixa da localidade não tem a mesma sorte....
Não sei se conheçe.... Tenho tido dificuldades em ter o sinal tdt em condições....
tenho instalada uma antena da televes dat HD com um amp de mastro da alcad am-305... e 4 box TDT1500 da iberosat a modular os 4 canais para 6 tvs que tenho em casa.... utilizei o medidor de campo h45 da televes.... o meu problema são os ecos.... Visto que o emissor de leiria chega com o maior eco mas com uma qualidade de sinal e potencia miseravel.... pelo contrario ja consegui niveis de mer > a 30 e ber > 5e-5 ao lado da casa mas o eco de leiria lá esta.... no que toca ao emissor de pombal "alveiazere" que conseguiu apanhar relativamente bem por me encontrar num plano mais elevado é completamente aniquilado pelos ecos de leiria e de alcogulhe....
Sera que tenho de mudar a antena do sitio onde estiveram as outras 20 anos a sintonizar lousã 5estrelas ??? não ha maneira de isolar os ecos a não ser fazendo lhes sombra???
Na freguesia de Arrabal e Caranguejeira são mais as pessoas que estão a ficar mal servidas que bem servidas.... neste momento tenho a antena no mastro rente ao telhado que é onde tenho "melhor" sinal mer nos 28 e ber 1e-3 e quando o tempo está pior ou abanam aqueles pinheiros naqueles montes todos a volta fico com mais freezes que emissao em condiçoes obridado.....

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Caro user DX2 moro na localidade de Casal dos Ferreiros - Vizinha da localidade de freixial e de cardosos... Quero desde ja felicita-lo por ter conseguido por tdt na localidade de freixial... as casas na zona mais baixa da localidade não tem a mesma sorte....
Não sei se conheçe.... Tenho tido dificuldades em ter o sinal tdt em condições....
Uma das yagi que instalei foi precisamente no Casal dos Ferreiros e, salvo algumas falhas ocasionais, tem estado a funcionar bem. Quanto ao Freixial, o sítio onde instalei a antena deve o pior de todos porque é baixo e fica mesmo encostado à mata, portanto no resto do lugar deve ser um bocadinho melhor.

tenho instalada uma antena da televes dat HD com um amp de mastro da alcad am-305... e 4 box TDT1500 da iberosat a modular os 4 canais para 6 tvs que tenho em casa.... utilizei o medidor de campo h45 da televes.... o meu problema são os ecos.... Visto que o emissor de leiria chega com o maior eco mas com uma qualidade de sinal e potencia miseravel.... pelo contrario ja consegui niveis de mer > a 30 e ber > 5e-5 ao lado da casa mas o eco de leiria lá esta....
Pelo número de posts já percebi que ainda não leste aqui no fórum que a DAT 45 ou qualquer outra antena de 3 eixos são as antenas menos indicadas para sítios maus.

no que toca ao emissor de pombal "alveiazere" que conseguiu apanhar relativamente bem por me encontrar num plano mais elevado é completamente aniquilado pelos ecos de leiria e de alcogulhe....
Não me parece que o emissor para onde ficou apontada a antena no Freixial seja o de Alvaiázere. Pela direcção e pelo sinal que está a chegar.

Sera que tenho de mudar a antena do sitio onde estiveram as outras 20 anos a sintonizar lousã 5estrelas ???
O sinal é que manda. Nos sítios menos bons nem sempre a antena fica onde nós queremos ou onde dá mais jeito.

Na freguesia de Arrabal e Caranguejeira são mais as pessoas que estão a ficar mal servidas que bem servidas.... neste momento tenho a antena no mastro rente ao telhado que é onde tenho "melhor" sinal mer nos 28 e ber 1e-3 e quando o tempo está pior ou abanam aqueles pinheiros naqueles montes todos a volta fico com mais freezes que emissao em condiçoes obridado.....
Eu não faço milagres, mas pela minha experiência na zona sou capaz de apostar que conseguia pôr muitas dessas pessoas com melhor TDT do que têm neste momento. É que vi por lá bastantes "aberrações" no que diz respeito a montagem de antenas...

Se precisares duma segunda avaliação da tua instalação é só pedir.

DX2

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
No que toca a antena primeiramente utilizei uma antena Sigma da fracarro.... Falhava muitas vezes troquei e desde que tenho esta da televes o sinal não tem falhas nenhumas salvo em condições de mau tempo ou muito vento derivado ao eco proveniente de leiria ....Na localidade da Varzea ainda mais dificil se torna... De certeza que sabe que as casas mesmo abaixo do monte do freixial têm recepção de tdt caso se consiga isolar o eco de leiria e alcogulhe.... que vem da zona de tras do monte e também derivado aos pinheiros ajudam a fazer sombra... eu mesmo fiz uma instalação na localidade de parracheira com uma Antena Fagor Diana Active para alveiazere numa casa mesmo encostada ao monte e os unicos ecos que aparecem são o de leiria alcogulhe e alveiazere e aqui nas localidades vizinhas são os tres emissores com "linha de vista" dadas as condições geográficas... No que tocas as aberrações que viu por aqui 60% são realizadas por electricistas vendedores de electrodomésticos e pelo senhor abel aqui vizinho que repara electrodomésticos!!! E tendo em conta que o que se pretende é que as pessoas se cansem dos freezes e mudem para um serviço pago ou serviço de satelite complementar!!! acho que o retransmissor na freguesia da caranguejeira dava um grande jeito e era uma solução possivel para centenas de familias! obrigado

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
A antena dat 45 acho que foi um modelo mal conseguido por parte da televes! A dat HD tem prestações diferentes graças tambem ao dipolo com preamplificação e concordo plenamente contigo no que toca a directividade das antenas do tipo yagi e suas prestações quando correctamente utilizadas! no que toca a proposta de fazeres uma avaliação agradeço mas vou esperar mais 1 mes ou 2 para ver no que isto vai dar !

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
O que acho é que a maior parte das antenas que se comercializam são construídas pelos "designers" a pensar no sinal analógico, mas o sinal digital nada tem a ver, só o sistema digital ser de rede única, ou seja, na mesma frequência isso traz complicações que ninguém estava á espera, ou melhor esses engenheiros ou cientistas que trabalharam no DVB-T não tiveram em conta, e nem sequer fizeram testes de RX e TX nos anos de máxima propagação que ocorre de 11 em 11 anos, isto é tudo interesses económicos para implementação de redes de internet nas frequências que irão ficar livres com o encerramento da tv analógica. Quem sofre é sempre o cidadão com menos recursos

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
No que toca a antena primeiramente utilizei uma antena Sigma da fracarro.... Falhava muitas vezes troquei e desde que tenho esta da televes o sinal não tem falhas nenhumas salvo em condições de mau tempo ou muito vento derivado ao eco proveniente de leiria ....Na localidade da Varzea ainda mais dificil se torna... De certeza que sabe que as casas mesmo abaixo do monte do freixial têm recepção de tdt caso se consiga isolar o eco de leiria e alcogulhe.... que vem da zona de tras do monte e também derivado aos pinheiros ajudam a fazer sombra... eu mesmo fiz uma instalação na localidade de parracheira com uma Antena Fagor Diana Active para alveiazere numa casa mesmo encostada ao monte e os unicos ecos que aparecem são o de leiria alcogulhe e alveiazere e aqui nas localidades vizinhas são os tres emissores com "linha de vista" dadas as condições geográficas... No que tocas as aberrações que viu por aqui 60% são realizadas por electricistas vendedores de electrodomésticos e pelo senhor abel aqui vizinho que repara electrodomésticos!!! E tendo em conta que o que se pretende é que as pessoas se cansem dos freezes e mudem para um serviço pago ou serviço de satelite complementar!!! acho que o retransmissor na freguesia da caranguejeira dava um grande jeito e era uma solução possivel para centenas de familias! obrigado

Na minha opinião, esses ecos que falas não devem ser os causadores do problema que citas-te. Se esses ecos são provenientes de emissores próximos mesmo que sejam reflexões estão todos dentro do intervalo de guarda por isso não creio que façam assim tantos estragos.

Pelo menos em teoria, na TDT até se podem montar várias antenas para emissores diferentes por forma a reforçar o sinal quando se recebem vários sinais muito fracos.

Tenho uma casa na Marinha Grande onde praticamente só lá vou nas férias. No verão passado tive imensos problemas com a TDT, só mais tarde percebi que eram causados por fenómenos de propagação, o fenómeno que aqui no forum já tanto se falou.

Em conversa com um técnico da PT, disse-me que toda essa zona é bastante problemática no que toca a esse fenómeno.
Esses problemas que aí ocorrem não terão a ver com esse fenómeno?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
O que acho é que a maior parte das antenas que se comercializam são construídas pelos "designers" a pensar no sinal analógico, mas o sinal digital nada tem a ver, só o sistema digital ser de rede única, ou seja, na mesma frequência isso traz complicações que ninguém estava á espera, ou melhor esses engenheiros ou cientistas que trabalharam no DVB-T não tiveram em conta, e nem sequer fizeram testes de RX e TX nos anos de máxima propagação que ocorre de 11 em 11 anos, isto é tudo interesses económicos para implementação de redes de internet nas frequências que irão ficar livres com o encerramento da tv analógica. Quem sofre é sempre o cidadão com menos recursos

As antenas são feitas em função das frequências que vão operar e não em função do tipo de modulação ou de outro qualquer parâmetro.
Uma antena bastante directiva em digital também o é em analógico.
Vejamos como exemplo o caso da dat45 ou de outra similar.

Pontos a favor:
- Pequena (curta)
- Estética atrativa
- Bom ganho
Seja em analógico ou em digital

Pontos contra:
- Pouco directiva
Seja em analógico ou digital

A única diferença que aqui vejo são as consequências dessa falta de defectividade.
- Em analógico pouco recomendada para zonas com bastantes reflexões.
- Em digital pouco recomendada para zonas sujeitas a propagação de longa distância.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
As antenas são feitas em função das frequências que vão operar e não em função do tipo de modulação ou de outro qualquer parâmetro.
Uma antena bastante directiva em digital também o é em analógico.
Vejamos como exemplo o caso da dat45 ou de outra similar.

Pontos a favor:
- Pequena (curta)
- Estética atrativa
- Bom ganho
Seja em analógico ou em digital

Pontos contra:
- Pouco directiva
Seja em analógico ou digital

A única diferença que aqui vejo são as consequências dessa falta de defectividade.
- Em analógico pouco recomendada para zonas com bastantes reflexões.
- Em digital pouco recomendada para zonas sujeitas a propagação de longa distância.

Estás enganado na tua apreciação
Os parâmetros de uma antena não são só esses que apontas. Tens que ter em atenção:
Ganho nem todas têm o ganho que informam, frequencias, directividade horizontal, directividade vertical, relação frente/traz, polarização, rejeição lateral, perdas no balun, impedância nem todas são exactamente de 75 ohms, entre mais alguns menos importantes como a estectica, resistencia ao vento, qualidade do material.
Há aqui muitos parametros que se pode melhorar, porque em digital todos estes parametros são importantes
Quanto ao exemplo dessa antena não é o melhor exemplo, repara que em 2 meses essa antena desceu de preço cerca de 30%, qual seria a razão?

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, esses ecos que falas não devem ser os causadores do problema que citas-te. Se esses ecos são provenientes de emissores próximos mesmo que sejam reflexões estão todos dentro do intervalo de guarda por isso não creio que façam assim tantos estragos.

Pelo menos em teoria, na TDT até se podem montar várias antenas para emissores diferentes por forma a reforçar o sinal quando se recebem vários sinais muito fracos.

Tenho uma casa na Marinha Grande onde praticamente só lá vou nas férias. No verão passado tive imensos problemas com a TDT, só mais tarde percebi que eram causados por fenómenos de propagação, o fenómeno que aqui no forum já tanto se falou.

Em conversa com um técnico da PT, disse-me que toda essa zona é bastante problemática no que toca a esse fenómeno.
Esses problemas que aí ocorrem não terão a ver com esse fenómeno?

Caro aljofe no meu caso os ecos dos emissores têm tudo a ver com a má recepção do sinal... porque no meu caso os ecos estão muito próximos um do outro... e pior que isso as diferenças a nivel de qualidade de sinal são muito poucas entre eles, em cima do telhado levantatei e baixei o mastro rodando etc e a conclusão que cheguei é a seguinte.... A experiência que fiz foi a seguinte experimentei a antena rente ao chao para alcogulhe e tenho um sinal praticamente impecavel sempre com o eco de leiria no grafico de ecos.... e quando viro a antena para leiria no mesmo sitio não tenho sinal nenhum.... alveiazere ou pombal nada que preste por que os ecos destes de leiria e alcogulhe destroem o sinal por completo e eu tenho boa linha de vista para para esses lados.... O facto de todos os emissores emitirem na mesma frequencia ainda condicionam mais a situação que de per si já não é nada facil.... Em resumo tenho de trocar a antena do sitio e tentar esconde-la o mais possivel da linha de vista do emissor de Leiria..... Caso reabra o emissor da caranguejeira nada disto era necessario!!!! daí não ter feito nada disso ainda!!! O sinal é que manda como diz o user DX2 !!!!

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Os parâmetros de uma antena não são só esses que apontas. Tens que ter em atenção:
Ganho nem todas têm o ganho que informam, frequencias, directividade horizontal, directividade vertical, relação frente/traz, polarização, rejeição lateral, perdas no balun, impedância nem todas são exactamente de 75 ohms, entre mais alguns menos importantes como a estectica, resistencia ao vento, qualidade do material.
Há aqui muitos parametros que se pode melhorar, porque em digital todos estes parametros são importantes
Quanto ao exemplo dessa antena não é o melhor exemplo, repara que em 2 meses essa antena desceu de preço cerca de 30%, qual seria a razão?

Essa explicação não me convence.

Se fosse assim haveria muitos mais problemas por todo o país. Em muitas localidades são recebidos vários sinais com potências elevadas e não causam qualquer problema.

Eu próprio recebo os dois emissores de Aveiro com níveis de sinal praticamente iguais, e isso não causa qualquer problema.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

Claro que as antenas têm muitos outros parâmetros mas tanto se aplicam em digital como em analógico. O que será importante para o digital que não era para o analógico?

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Claro que as antenas têm muitos outros parâmetros mas tanto se aplicam em digital como em analógico. O que será importante para o digital que não era para o analógico?

Bolas, essa não, tu em analógico com sinal baixo, vês com grão mas vês, em digital com sinal baixo nada vês

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Essa explicação não me convence.

Se fosse assim haveria muitos mais problemas por todo o país. Em muitas localidades são recebidos vários sinais com potências elevadas e não causam qualquer problema.

Eu próprio recebo os dois emissores de Aveiro com níveis de sinal praticamente iguais, e isso não causa qualquer problema.

Só não tem problemas, a quem estiver até 10 km do emissor, estes dados não são meus, são fornecidos pelos institutos de comunicaçãoes ou seja a partir de 10 km do emissor poderás ter problemas, agora faz contas e contabiliza que está a mais dessa distancia
Alé disso os problemas quando existem não é de emissores proximos, mas por vezes a centenas de km de distancia

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
O sinal analógico comporta-se de maneira muito diferente do sinal digital. O problema é que agora ou há sinal em condiçoes ou não vale a pena andarmos a investir para muitas vezes nada vermos... Na minha zona (Arrabal/caranguejeira) nunca foi preciso muito para se ter sinal analógico da Lousã em condições; Salvo na freguesia da Caranguejeira que para o analógico tinha retransmissor próprio ... e na localidade do Vale de Santa Margarida em que só metade das pessoas tinham televisão quem vivia encostado ao monte via mas muito mal.... o que interessa é que ambas as localidades/Freguesias continuam com esse problema mas agora ainda é pior porque ha alturas em que não se vê mesmo nada!!! cada casa é um caso e para que se possam tirar elações há na minha localidade antenas orientadas para 4 lugares diferente e não tenho nenhum relato de ninguém que veja a 100% todos se queixam de freezes ou pixelização mais ou menos frequentes! todos os parametros de mer cber vber pot ecos C/N são importantes e não devem ser descurados como é obvio! quem faz as instalações a "olho" não se apercebe e orienta pelo vizinho quer esteja ou não a ver bem... Com o medidor de campo tudo é analisado em tempo real e podemos concluir mais ou menos logo se a instalação é viavel ou não!!! Só mais uma coisa... Para variar se o sinal for bom qq coisa serve.... se o sinal não for tão bom tudo estorva e tudo dificulta! esta é a minha posição em relação ao assunto. obrigado

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Só não tem problemas, a quem estiver até 10 km do emissor, estes dados não são meus, são fornecidos pelos institutos de comunicaçãoes ou seja a partir de 10 km do emissor poderás ter problemas, agora faz contas e contabiliza que está a mais dessa distancia
Alé disso os problemas quando existem não é de emissores proximos, mas por vezes a centenas de km de distancia

A questão das distancias aos emissores quer dizer muito pouco ou nada!!! o emissor de leiria está a 9,6km de minha casa e não era de todo o melhor quando para lá orientei a antena!! pode ser verdade mas no que toca a TDT é tudo muito relativo e não se pode generalizar... Por vezes até oriento as antenas para o emissor que se encontra mais longe e fica a dar 5*! Mais uma vez cada casa é um caso!

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Bolas, essa não, tu em analógico com sinal baixo, vês com grão mas vês, em digital com sinal baixo nada vês

Não estou a ver o que é que tem a ver para o caso.
O que estava aqui em causa é se há antenas especificas para o digital.

Mas já agora, em relação ao analógico e ao digital com sinais baixos é tudo muito relativo. Em certas situações com um determinado nível de sinal, em analógico podes apenas ver um riscos sem qualquer imagem e em digital imagem a 100% basta que tenha qualidade para isso.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
!! Vocês não vão aos treinos

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

Eu estou quase a 20 Km dos emissores de Aveiro e como já disse não tenho qualquer problema e receber os dois emissores com sinais praticamente iguais. Estes valores foram medidos em minha casa tanto pela Anacom como pela PT, e confirmado por eles que não é motivo para problemas.

Afinal estás a dar-me razão quando dizes que os problemas não vêm de emissores próximos mas sim de emissores que podem estar a centenas de Km.

Mas lembro-te que quando em Fevereiro referi no post "falta de sinal digital à noite" o fenómeno dos problemas causados por emissores distantes respondes-te que também já tinhas pensado tratar-se disso mas que tinhas abandonado essa ideia. Mas claro estamos todos sempre a tempo de mudar de ideias.

Penso que este forum serve para trocar-mos ideias e experiências e aprendermos uns com os outros.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu estou quase a 20 Km dos emissores de Aveiro e como já disse não tenho qualquer problema e receber os dois emissores com sinais praticamente iguais. Estes valores foram medidos em minha casa tanto pela Anacom como pela PT, e confirmado por eles que não é motivo para problemas.

Afinal estás a dar-me razão quando dizes que os problemas não vêm de emissores próximos mas sim de emissores que podem estar a centenas de Km.

Mas lembro-te que quando em Fevereiro referi no post "falta de sinal digital à noite" o fenómeno dos problemas causados por emissores distantes respondes-te que também já tinhas pensado tratar-se disso mas que tinhas abandonado essa ideia. Mas claro estamos todos sempre a tempo de mudar de ideias.

Penso que este forum serve para trocar-mos ideias e experiências e aprendermos uns com os outros.

É assim.
Todos os que andam aqui a discutir estes assuntos têm conhecimentos técnicos, uns mais e outros menos, mas todos temos; estas discussões tem vantagens para todos, porque ninguém sabe tudo, e para se descobrir os problemas teve que existir um trabalho em investigação, que com os meios técnicos que temos acho que fizemos um excelente trabalho, agora tens que acreditar que não existe uma solução mágica para o problema, a solução passa por diversos lados, anacom, PT, fabricantes de antenas, instaladores e o telespectador.
Como sabes a anacom também esteve na minha casa a medir sinais, mas não era nesse dia que eu os queria aqui, era num dia de excesso de propagação que é nesses dias onde há problemas, eu expliquei isso, mas nesse dia só vieram para cumprir calendário e acrescentar mais uma unidade naqueles números que são publicados ao fim de algum tempo nos meios de comunicação social.
A ideia que abandonei na altura foi a de receber 2 emissores diferentes simultaneamente, em algum tempo isso pareceu-me o procedimento correcto, mas hoje acho que não
Eu costumo dar razão onde ela deve ser dada, embora também não digue que erre como qualquer humano

Última edição: