Portal Chamar Táxi

Inspired Lisbon começa hoje no Palácio Valadares

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Inspired Lisbon começa hoje no Palácio Valadares

Um grupo de artistas vai lançar esta quarta-feira o debate sobre o futuro do design no evento Inspired Lisbon, que inclui uma exposição e performances abertas ao público a partir de hoje e até dia 17, no Palácio Valadares, em Lisboa.

A iniciativa é promovida pela Associação Futuro e a Fundação Bombay Sapphire, à qual se associou o MUDE - Museu do Design e da Moda, tutelado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), disse Bárbara Coutinho, directora da entidade.

«Escolhemos seis designers e cada um deles irá colocar uma questão, por sua vez materializada numa peça que vão escolher na colecção do MUDE», explicou a responsável, que estará presente no debate inagural do evento esta quarta-feira, pelas 21:00 horas.

As peças de moda e mobiliário ficarão em exposição no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, onde decorrerão ainda debates, performances e visionamento de filmes sobre projectos em que o design está envolvido nas questões sociais, ambientais e éticas.

O MUDE «associou-se a este evento porque é cada vez mais importante colocar questões aos artistas e ao público sobre a importância do design na sociedade», sustentou Bárbara Coutinho.

A directora do MUDE convidou Lidja Kolovrat para falar sobre «Globalização e diversidade cultural», Filipe Faísca para abordar a ligação entre «Tradição e modernidade», Cristina Filipe para falar sobre «Redesign (redefinição de ideias)», Jorge Moita falará de «Responsabilidade ética e design social», o colectivo Boca do Lobo abordará o tema «Relação entre design, arte e artesanato», e Miguel Rios «Novas atitudes/Novos materiais».

Questionada sobre a instalação do Museu do Design, que deveria ocupar o Palácio de Santa Catarina este ano, mas cujo projecto foi abandonado pelo novo executivo camarário, Bárbara Coutinho remeteu «para breve» a apresentação do novo projecto «surgido depois de uma reflexão, que ainda não terminou».

Escusando-se a adiantar mais pormenores, a directora do MUDE observou que o museu «é um projecto vivo, e por isso vai continuar a associar-se aos eventos relacionados com o design, uma área cada vez mais importante e com grande futuro».

Adquirida pela CML ao coleccionador Francisco Capelo em 2002, a colecção de moda e de mobiliário de design reúne cerca de duas mil peças, que percorrem alguns dos nomes mais importantes de criadores do século XX, entre eles Jean Prouvé, Frank Gehry, Andrea Branzi, Tom Dixon, e, na moda, John Galliano, Jean-Paul Gaultier e Dior.

No evento Inspired Lisbon será apresentado um concurso de design para a criação de um copo, lançado pela Fundação Bombay Sapphire, e dirigido a estudantes e profissionais.
 
Topo