Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
ESTUDO DESCREVE NOVA ESPÉCIE DE TARÂNTULA «CHIFRUDA»
Investigadores de várias nacionalidades anunciaram a descoberta em Angola de uma nova espécie de tarântula, com o nome científico "Ceratogyrus attonitifer", mas que também ficou conhecida, dadas as características, por "chifruda", indica um estudo publicado na revista African Invertebrates.
Segundo o estudo, a tarântula habita maioritariamente na zona da bacia do rio Okavango, que atravessa o sudeste de Angola, o nordeste da Namíbia, e entra pelo norte do Botsuana, não é venenosa para os seres humanos e já convive com os povos tradicionais da região há centenas de anos.
A aranha tem uma característica que lembra um chifre, que vai da parte de trás da cabeça e se estende por quase todo seu corpo, e o seu nome, "attonitifer”, deriva do latim e significa "portador de espanto".
"A nova espécie de ‘Ceratogyrus’ descrita é notável. Nenhuma outra aranha no mundo possui uma protuberância semelhante", escrevem os autores no estudo, que indicam que o invertebrado tem apenas alguns centímetros de comprimento e se alimenta sobretudo de insetos.
A tarântula pertence ao grupo "Ceratogyrus", também conhecido como "aranhas babuíno com chifres", algumas das quais têm elevações na cabeça.
"As parentes da nova tarântula são, no entanto, menores, com os ‘chifres’ mais duros. A saliência é macia e mais longa do que a de outras espécies, tornando-a única", acrescenta-se no estudo.
Segundo os investigadores, os povos tradicionais de Angola já conheciam a espécie, chamando-a de "chandachuly". A experiência com este aracnídeo proporcionou conceitos fundamentais na biologia e estilo de vida.