Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
No começo deste século introduziu-se na Nova Zelândia um himenóptero, o sírex, cujas larvas se desenvolvem no interior das árvores, cavando galerias.
Esse hemenóptero chegou com a madeira importada da Europa. Na Nova Zelândia, o sírex proliferou de forma catastrófica. Para salvar as florestas neozelândesas, foi preciso importar também o inimigo natural do sírex, o icneumonídeo Rhyssa persuasoria.
As muitas espécies de icneumonídeo espalhadas pelo mundo põem seus ovos no corpo de larvas vivas, que continuam a se desenvolver, enquanto o pequeno parasita lhes devora o interior do corpo. A vítima favorita do icneumonídeo Rhyssa persuasoria é exatamente a larva do sírex.
Esse icneumonídeo possui um tubo ovipositor particularmente comprido e fino, permitindo-lhe atingir a larva do sírex mesmo que esta se encontre sob 1 cm de madeira dura.
A maioria dos icneumonídeos prefere presas mais acessíveis, como as lagartas. Depois que a lagarta teceu seu casulo, o icneumonídeo a mata e aí se instala, para concluir suas metamorfoses. Uma vez adulto, ele fura o casulo e levanta vôo.
É comum ver-se um grupo de pessoas parado diante de um viveiro de insetos-folhas, procurando o animal, enquanto bandos deles passam bem diante de seus olhos.
Essas pessoas nunca suporiam que os insetos-folhas são exatamente as "folhas" verdes ou vermelhas, cheias de nervuras, que estão ali à frente.
Existem numerosas espécies de insetos-folhas. São encontradas nas florestas tropicais da Malásia, Indonésia e em algumas ilhas do Pacífico equatorial.
Os insetos-folhas parecem ramos de folhas. A folha maior é o abdome, bem achatado e alargando para os lados. As asas são constituídas por duas folhas menores, com nervuras muito nítidas. Elas são muito maiores nas fêmeas que nos machos.
Mesmo as pernas são camufladas: cada uma das falanges fica encerrada numa placa fina, também em forma de folha, e com bordas denteadas.
A cor varia do verde-vivo ao marrom. Esses insetos completam sua camuflagem deslocando-se lentamente por entre as folhas de verdade, de que se alimentam. Os ovos são cônicos. Os filhotes nascem vermelho-vivos e só depois de comerem folhas durante alguns dias é que tomam a cor dos adultos.