Portal Chamar Táxi

Incríveis tentativas de contacto com Extraterrestres!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Muitos investigadores enviaram mensagens ao espaço, na esperança de entrarem em contacto com seres extraterrestres inteligentes. Entre essas mensagens contam-se desde símbolos matemáticos a imagens de pessoas nuas, passando por publicidade de Doritos e música clássica. Na ovnilogia, muitos dos investigadores afirmam que nas suas abduções, as testemunhas recebem comunicação dos extraterrestres por telepatia.

Triângulos em plantações e canais em chamas.

Mensagens em plantações de trigo normalmente são retratadas na ficção científica como obras de extraterrestres, mas registos antigos provam que os humanos já tentaram comunicar com esses seres. Na década de 1820, o matemático alemão Carl Friedrich viajou à Sibéria (Rússia) para cortar árvores numa floresta, e formar uma área triangular, e dentro dela, plantar trigo para compor uma mensagem que, teoricamente poderia ser vista do espaço. Também tentou reflectir luz solar até ao espaço usando aparelhos que ele mesmo criou.

Cerca de 20 anos depois, o astrónomo Joseph Von Littrow tentou algo mais chamativo, cavando imensos canais no deserto do Saara e preenchendo-os com substâncias inflamáveis para queimar à noite, na esperança de que o brilho seria visto de fora da Terra. Tanto Von Littrow como Friedrich acreditavam que formas geométricas seriam a maneira ideal de transmitir mensagens para fora do planeta, já que princípios matemáticos, até onde se sabe, permeiam o universo.

Luz concentrada.

Em 1869, o inventor francês Charles Cros usou espelhos parabólicos para concentrar e reflectir para o espaço luz de lâmpadas eléctricas. Cros não colocava muita fé nessa versão inicial do projecto, mas disse que, se funcionasse, seria um momento de alegria e orgulho e que o eterno isolamento das esferas desapareceria. Ele chegou a pedir apoio ao governo francês para criar espelhos ainda maiores, que pudessem reflectir luz a ponto de queimar no solo de Marte e de Vénus: o projecto naturalmente, foi considerado inviável, e Cros teve de se contentar com espelhos pequenos.


 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Placa Pioneer!

A partir da década de 1970, a NASA começou a fazer diversas tentativas de entrar em contacto com extraterrestres. Uma delas consistia em duas placas de 15x23 cm de ouro contendo uma espécie de Mapa do Universo: um diagrama retractando a estrutura de um átomo de hidrogénio, e um desenho de um casal humano nu. As placas elaboradas pelos célebres astrónomos Carl Sagan e Frank Drake foram fixadas nas sondas espaciais Pioneer 10 e Pioneer 11, lançadas em 1972 e 1973, respectivamente. As placas Pioneer são um par de placas de ouro-alumínio anodizado que foram colocadas a bordo da nave espacial Pioneer 10 e da Pioneer 11, com uma mensagem pictórica que possa ser interceptada por vida extraterrestre ou até mesmo futuros humanos.
a2ddb8db9ed05021ee7ff2beab38cffb.jpg

kpv7w7zy3xtj5txumpmz.jpg

As placas mostram as figuras nuas de seres humanos do sexo masculino e
feminino, juntamente com vários símbolos que são usadas para fornecer
informações sobre a origem da nave espacial.

Infelizmente, a NASA perdeu o contacto com a Pioneer 10 em 2003, e com a Pioneer 11 em 2005, depois de muitos anos recebendo dados sobre o nosso sistema solar, e nada sobre extraterrestres.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Mensagem de Arecibo!

Outra tentativa feita por Carl Sagan e Frank Drake foi uma mensagem transmitida por ondas de rádio (menos afectadas por poeira espacial em comparação com sinais de luz, e mais rápidas do que mensagens acopladas a sondas) dividida em sete partes, contendo entre outras coisas, uma imagem de um ser humano e um esquema da estrutura básica do ADN. A transmissão foi feita com o rádio telescópio Arecibo, situado em Porto Rico, e direccionada ao agrupamento de estrelas M13, que fica a 25 mil anos-luz da Terra: local que possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.
150px-Arecibo_message.png

lwse7aeu2bpi291vm1dx.jpg

A imagem mostra a mensagem descodificada à semelhança com um jogo de Atari. A mensagem original não continha cores, que foram inseridas para facilitar a identificação dos elementos. Terá sido captada por alguma civilização com capacidade tecnológica?

A mensagem foi transmitida no dia 16 de Novembro de 1974, e consistia-se em 1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 MHz.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Discos Dourados de Voyager!

Ainda na década de 70, Carl Sagan e a sua equipa aproveitaram o lançamento das sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2 para enviar mais mensagens, dessa vez gravadas em discos de ouro com 50 cm de diâmetro, contendo sons da natureza, falas em vários idiomas e imagens da vida na Terra: dessa vez, não incluíram o desenho de pessoas nuas, por causa da confusão que a Placa Pioneira causou na opinião pública.
a206e37e67d8b4862e8bca566c537e62.jpg

028sovlczxsddku8v1f6.jpg

A Voyager 1 foi lançada em 1977, passou pela órbita de Plutão em 1990 e deixou o sistema solar (ao ultrapassar a Heliosfera) em Novembro de 2004. Em Maio de 2005, a Voyager 1 estava a 14 biliões de km de distância do Sol, viajando a uma velocidade de cerca de 61.000 km/h, enquanto a Voyager 2 (também lançada em 1977), estava a 10.5 biliões de km, a uma velocidade de 53.000 km/h.
04._-key-image-4-farthest-publicity-stills-from-film-voyager-float.jpg

As sondas continuam em actividade (possivelmente fora da fronteira do sistema solar) e são os objectos que a humanidade conseguiu enviar mais longe até ao momento: contudo, não receberam qualquer sinal de vida extraterrestre.

Os discos dourados são feitos de cobre banhada a ouro. Uma amostra ultra pura do isótopo urânio-238 foi galvanizada na capa do disco. Como o urânio-238 tem uma vida estimada em 4.5 biliões de anos, a civilização que encontrar a Voyager poderá calcular a idade do disco.

Conteúdo dos Discos Dourados:

O conteúdo dos discos foi seleccionado por um comité da NASA chefiado por Carl Sagan, da Universidade Cornell. Sagan e seus colegas reuniram 115 imagens e vários sons naturais, como o registo sonoro de trovões, vento, ondas do mar, e cantos de pássaros e baleias. Além disso, foi incluída uma colectânea musical com obras de diferentes épocas e culturas. Também foram registadas saudações em 55 línguas e mensagens do então Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim.

Saudações:

A primeira secção de áudio contém saudações faladas em 55 línguas. Entre elas, há 4 dialectos chineses e 10 línguas da Ásia Meridional.

A lista está em ordem alfabética:

- Acádio;
- Alemão;
- Amoy;
- Árabe;
- Aramaico;
- Arménio;
- Bengali;
- Birmanês;
- Cantonês;
- Checo;
- Coreano;
- Espanhol;
- Esperanto;
- Francês;
- Galês;
- Grego Antigo;
- Gujarati;
- Hebreu;
- Hindi;
- Hitita;
- Holandês;
- Húngaro;
- Ila;
- Indonésio;
- Inglês;
- Italiano;
- Japonês;
- Kannada;
- Latim;
- Luganda;
- Mandarim;
- Marathi;
- Nepalês;
- Nguni;
- Nyanja;
- Oriya;
- Persa;
- Polaco;
- Português;
- Punjabi;
- Quéchua;
- Rajastani;
- Romeno;
- Russo;
- Sérvio;
- Sinhalese;
- Soto;
- Sueco;
- Sumério;
- Tailandês;
- Telugo;
- Turco;
- Ucraniano;
- Urdu;
- Vietnamita;
- Wu.

Sons:

A seção seguinte é dedicada aos sons da Terra, entre os quais:
- Sons sonoros do vulcão, terramoto e trovão.
- Sons do vento, da chuva e das ondas.
- Cantar do grilo e do sapo.
- Sons de hienas e elefantes.
- Canto dos pássaros e das baleias.
- Gritos do chimpanzé.
- Uivar do cão selvagem.
- Passos, batida do coração e riso.
- As primeiras ferramentas.
- O ladrar do cão.
- Sons de ovelhas, ferreiro e serra.
- Som do Código Morse e da buzina do navio.
- O relinchar do cavalo e o barulho da carroça.
- O som do comboio.
- Som do tractor, autocarro e automóvel.
- O voo supersónico do caça F-111 e o lançamento do foguetão Saturno V.
- Beijos de mãe e filho.
- Sinais vitais, Pulsar.

Curiosidade: Em Código Morse está registada a mensagem latina «per aspera ad astra» (até as estrelas, em meio às adversidades).

Música:

A maioria das músicas é composta de canções folclóricas de diversos países. Há também música clássica, com obras de Bach, Beethoven, Stravinsky e Mozart. A música mais conhecida do disco é “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry. Carl Sagan também queria incluir “Here Comes the Sun”, dos Beatles. Embora os Beatles tenham concordado, a EMI não deu autorização e a música não entrou na colectânea.

Imagens:

Junto com o áudio, a gravação contém uma colecção de 122 fotos da vida humana na Terra e do planeta em si. Muitas fotos são anotadas com indicações de escalas de tamanho, tempo ou massa. Algumas imagens também contêm indicações de composição química.
[video=youtube_share;5uZxa8yZO10]http://youtu.be/5uZxa8yZO10[/video]
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Chamadas Cósmicas e Mensagens Adolescentes!

O engenheiro e astrónomo russo Aleksandr Leonidovich Zaitsev, transmitiu cinco mensagens de rádio para o espaço entre 1999 e 2003, sendo duas conhecidas como "Chamadas Cósmicas" e uma "Mensagem da Era Adolescente":

- A primeira mensagem chamada "Chamadas Cósmicas" foi lançada em 1999, e ficou conhecida entre os entusiastas da busca por vida extraterrestre como "Pedra de Roseta da Comunicação Interestelar" (em referência a um objecto arqueológico que foi fundamental para decifrarem hieróglifos egípcios). A mensagem contém informações sobre temas considerados essenciais, como operações matemáticas e reacções químicas, além de um glossário, uma cópia da mensagem de Aricebo e um conjunto de vídeos e imagens de pessoas comuns.

- A segunda mensagem foi enviada quatro anos mais tarde e tinha praticamente o mesmo conteúdo da primeira (só que com mais imagens e vídeos).

A mensagem da "Era Adolescente" foi enviada em 2001, e participaram na elaboração da mensagem, um grupo de adolescentes das cidades russas de Moscovo, Kaluga, Voronezh e Zheleznogorsk, que escolheram músicas, obras de arte e as regiões para onde seriam feitas a transmissão: Ursa Maior e outras cincos estrelas. Entre as músicas, estavam algumas de Beethoven e Vivaldi.

Ambas as mensagens foram transmitidas a partir do Radar Planetário de Yevpatoria, na Ucrânia.

A famosa constelação Ursa Maior fica no hemisfério celestial norte.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Publicidade de Doritos!

Nem mesmo fora da Terra é possível escapar da publicidade: em 2008, o Instituto de Pesquisa EISCAT transmitiu durante seis horas, publicidade de Doritos para o espaço. A publicidade de Doritos foi codificada em linguagem binária.
[video=youtube_share;DumfEytrQK8]http://youtu.be/DumfEytrQK8 [/video]
Conteúdos transmitidos normalmente na televisão acabam ultrapassando os limites da Terra, mas o sinal não demora para se dissipar. No caso da publicidade de Doritos, os investigadores tiveram o cuidado de garantir um maior alcance, usando uma frequência específica e um equipamento poderoso. Tudo isso foi parte de uma tentativa de arrecadar fundos para o instituto.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Imagens Finais!

O artista e escritor Trevor Paglen encontrou uma maneira especialmente criativa de aproveitar a paranóia do Apocalipse Maia, enviando para o espaço um pequeno disco com 100 fotos que seriam as últimas da Terra, caso ela tivesse sido destruída em Dezembro de 2012.

[url]http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2012-10-30-as-100-imagens-da-terra-que-os-alienigenas-vao-poder-ver-no-futuro
[/URL]

A recolha de fotos foi feita com a ajuda de cientistas, artistas e filósofos para garantir que contemplaria os mais importantes marcos da humanidade. Coberto de ouro, o disco que alberga as fotos deve resistir a milhões ou biliões de anos.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Telepatia!

Conhecido por supostamente manter um diálogo directo com alienígenas, Steven Greer reúne periodicamente grupos de pessoas em lugares remotos para realizar sessões comunitárias de meditação, em que os participantes podem atingir níveis de consciência elevados a ponto de transcender os limites do nosso planeta e de recordar vidas passadas. Esperamos que, se esse diálogo realmente ocorrer, Greer e seus seguidores passem uma imagem positiva para quem quer que esteja ouvindo seus pensamentos.
hqdefault.jpg

8pedswrxqem58vjpl84b.jpg

Steven Greer, médico e ufólogo norte-americano, fundou o Centro para o
Estudo da Inteligência Extraterrestre (CSETI) e The Disclosure Project, que
visa a divulgação da informação de vida extraterrestre reprimida pelo governo
dos Estados Unidos ou de outros governos mundiais.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Sinfonia Vaginal

Em 1986, o artista Joe Davis pediu a um grupo de bailarinas para gravar (usando um aparelho desenvolvido por ele) o som de contracções de suas vaginas. Davis conseguiu transmitir 20 minutos de gravação no equipamento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) antes de ser interrompido pela Força Aérea dos Estados Unidos. A essa altura, a mensagem já chegou a dois sistemas estelares: Epsilon Eridani e Tau Ceti.


cio8oc4z991te2fugz.png
 
Última edição:
Topo