- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,103
- Gostos Recebidos
- 1,166
Esta terça-feira, dia 11 de novembro, celebra-se o Dia de São Martinho, como tal são muitas as pessoas que aproveitam para se deliciar com a iguaria da época: castanhas assadas.
Contudo, sabia que as castanhas podem ser difíceis de digerir ao ponto de provocarem inchaço, mal-estar abdominal e mesmo flatulência?
A informação foi confirmada pelo nutricionista João Rodrigues. "As castanhas são um alimento muito rico em fibra. Este nutriente é particularmente importante para o funcionamento do intestino, exercendo o seu efeito de várias formas", referiu numa partilha na sua página de Instagram.
"Por exemplo, há fibras que aumentam o conteúdo de água nas fezes, acelerando o trânsito intestinal. Há também fibras que são utilizadas pela microbiota intestinal como alimento. Neste último caso, a utilização das fibras pelas bactérias intestinais pode levar à produção de gases, causando flatulência", realça.
Segundo João Rodrigues, uma das queixas mais comuns no que diz respeito ao consumo das castanhas são "ao nível do aparecimento de flatulência e distensão abdominal".
"De facto, as castanhas podem causar esse tipo de consequências, pois além de serem alimentos muito ricos em fibras também apresentam quantidades elevadas de hidratos de carbono mais complexos (hidratos de carbono de digestão mais difícil)", explica.
"Obviamente que tudo depende das características de cada um, e, acima de tudo, das características da microbiota de cada um, mas a flatulência é, na realidade, uma consequência provável associada ao consumo de castanhas", termina.
A coach de saúde Oksana confirma esta mesma informação. Esta realça que as castanhas são difíceis de digerir devido ao seu "alto teor de fibra". Ora, esta fibra não é digerível, pelo que desempenha um papel de prebiótico, sendo um alimento para as nossas bactérias intestinais.
No entanto, para algumas pessoas a digestão poderá ser mais complicada, pelo que a especialista explica de que forma poderá facilitar a digestão das castanhas.
Como tornar a digestão das castanhas mais fácil?
Há várias truques aos quais poderá recorrer de maneira a facilitar a digestão das castanhas. Em primeiro lugar, a coach de saúde chama a atenção para a quantidade de castanhas que se come. As variedades toleradas variam de pessoa para pessoa, pelo que se uma consegue comer facilmente 12 e sentir-se bem, outra terá de se ficar pelas seis, por exemplo.
A especialista aconselha também a que o consumo de castanhas seja feito de forma isolada e não em conjunto com outras refeições. Ou seja, as castanhas por si só são uma refeição.
Há ainda três truques que poderá pôr em prática destacados pela especialista:
1. Acompanhar as castanhas com as sementes de erva-doce: Mastigue algumas sementes ou, em alternativa, prepare uma infusão de erva-doce, que contém ácido málico e etanol, que tem propriedades digestivas e que ajudam a acalmar o estômago;
2. Preparar um infusão de hortelã também é um opção, uma vez que ajuda a reduzir do inchaço abdominal e gases;
3. Retirar o germe da castanha, pois isto facilita a sua digestão
O nutricionista João Rodrigues aconselha ainda a mastigar-se muito bem as castanhas e a dar preferências às cozidas, se for do seu gosto. Poderá também usar funcho e anis na cozedura para aliviar os sintomas.
IN:NM
