Portal Chamar Táxi

Ideia descabida ou com pernas para andar?

Leonnorah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2008
Gostos Recebidos
0
Os meus pais têm uma casa entre Seia e Gouveia e de vez em quando o meu marido e eu temos de lá ir. A tv, velha mas com scart, funcionava com uma antena interior.

O emissor de Mangualde, canal 56, 450W, situado no monte da sra do castelo, está a +- 19 km em linha recta sem obstáculos. Vê-se perfeitamente o monte da varanda do 1º andar e estava a pensar montar aí a antena pois andar no telhado poderá equivaler a telhas partidas e casa inundada quando lá retornarmos.

Gastar 300 e tal euros para que um "técnico" vá lá montar um sistema está fora de causa de modo que escolhi:
1. Antena engel Max 50
2. Receptor TDT FTE MAX T90 HD ou TDT STRONG 8105 HDTV

Com a ajuda do scanchannels conseguiria, talvez, apontar a antena e só precisaria de alguém para fixar a antena e a cablagem.

Posto isto, gostava de saber se a ideia que tenho é totalmente descabida ou se tem pernas para andar.

Desde já, agradeço as V/ críticas.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se da varanda há linha de vista para o emissor, em princípio é uma instalação que pode ser feita por um amador. A antena escolhida não é boa, é óptima. Já quanto aos receptores, há mais baratos no mercado, como por exemplo o Iotronic (€32,99 na Rádio Popular) ou o Best Buy TopBox HD (€29,99 na Worten).
Quanto à montagem em si, o principal é a antena ficar bem fixada e as ligações (pontas dos cabos, fichas, etc) ficarem bem feitas. A MAX 50 já traz uma ficha tipo F e respectiva borracha de protecção.
Para orientar a antena os receptores têm um indicador de sinal que pode ser o suficiente para que a coisa fique em condições.

DX2

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Se não tem os minimos conhecimentos da colocação de antenas eu aconselho a não se meter nisso, tenho encontrado casos em que as pessoas sem conhecimentos fazem uma simples extensão num cabo de antena e unem os 2 fios um ao outro.
Quant0o aos equipamentos a antena tambem sou de opiniao que é boa, quanto aos receptores já não, entao os fte:isso_se_faz:

Última edição:

Leonnorah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2008
Gostos Recebidos
0
Obrigada pelas respostas

Resumindo:

1. O local de instalação da antena é bom.
2. A antena é adequada.
3. O receptor, que tinha escolhido pelo preço, será mudado por um dos sugeridos.
4. A extensão de união antena-tv que tinha pensado comprar lol é para esquecer.
5. É necessário chamar um técnico para a instalação e rezar para que ele não seja um leigo.

Lá na aldeia, as pessoas queixam-se que pagaram um dinheirão por antenas novas, receptores e respectivas instalações e a imagem tem muitos "freezes".

Se levar equipamentos adequados e estes ficarem bem instalados pelo menos fico com a certeza que os problemas, se os houver, são do emissor.

Agradeço a ajuda. Bem-hajam.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Obrigada pelas respostas

Resumindo:

Lá na aldeia, as pessoas queixam-se que pagaram um dinheirão por antenas novas, receptores e respectivas instalações e a imagem tem muitos "freezes".

Ora aí esta porque nao pode ser aplicado por qualquer pessoa, com ou qalquer material e de qualquer maneira. É facil encontrar um bom tecnico na sua zona, procure 4 ou 5 moradias na aldeia que tenha antena de um só eixo e que não estejam montadas muito altas pergunte quem montou essas antenas e voilá deve estar aí um bom instalador

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Com todo o respeito que merecem os users dos comentários anteriores aqui vai a minha opinião.

Se efectivamente tem linha de vista com o emissor, mesmo a quase 20 Km do emissor eu esquecia isso tudo e experimentava primeiro uma antena interior. Se tiver ipotese peça uma emprestada para para ensaiar. A antena deve ficar próxima a uma janela virada ao emissor.

Leonnorah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2008
Gostos Recebidos
0
Agradeço a todos a ajuda e as dicas que me deram e que bastante úteis me foram.

Adquiri o iotronic e só com a antena interior que havia na casa resolvi o problema.

O sinal tdt no local é optimo, mesmo no res-do-chão, com as portadas da janela fechadas e com os aparelhos (tv, receptor e antena) a 5m da janela.

Mais uma vez, obrigada a todos e boa-noite.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Afinal não era assim tão complicado! Além da instalação ficar mais barata, fica também mais protegida do "fenómeno propagação" que, se não for antes, lá para a primavera voltará para fazer estragos.