Portal Chamar Táxi

Historia do Chocolate

M

MMAD

Visitante
Afinal, o que há de tão especial no chocolate? Existem pessoas com verdadeira compulsão e que chegam a fazer acompanhamento psicológico para tratar do vício, tamanho é o desejo irrefreável que sentem pelo chocolate. Além disso, bombons são um presente bastante comum entre casais apaixonados - mas de onde vem esta sua fama romântica?
A saga do chocolate começa a partir do descobrimento da América, pois até 1492 o Velho Mundo nada sabia sobre o delicioso e extraordinário alimento. Cristóvão Colombo, ao regressar triunfante das suas conquistas no Novo Mundo, apresentou à corte italiana algumas sementes de cacau - mas pouca ou nenhuma importância lhes foi dada à época.
Admite-se que os índios astecas foram os primeiros viciados em chocolate conhecidos da história. Eles apanhavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada "chocolate" (líquido quente). O imperador asteca Montezuma chegava a beber mais de 50 porções por dia - e cuidava sempre de tomar uma dose extra antes de entrar no seu harém. Ao retornar a Espanha. em 1528, o conquistador Cortez presenteou o Rei Carlos V com algumas preciosas sementes de cacau - e a partir daí, o chocolate começou definitivamente a fazer a sua história, tornando-se tão popular e valioso que a sua produção foi mantida em segredo por mais de um século.
Durante boa parte do século XIX, o chocolate continuou a ser consumido exclusivamente na forma líquida mas a partir de 1861 passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas com formato de coração. Apenas em 1876, em Vevei, na Suíça, o "chocolatier" Daniel Peter desenvolveu a técnica de adicionar leite ao chocolate, criando o produto final que consumimos até hoje.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,979
Gostos Recebidos
151
A História da origem do cacau e do chocolate


 
Topo