Matapitosboss
GForum VIP
- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 13,147
- Gostos Recebidos
- 0

Lana é a mais recente fêmea da família de Hipopótamos-pigmeus do jardim zoológico de Lisboa. Este nascimento representa uma evolução importante na espécie.
Esta é a segunda cria do casal reprodutor de Hipopótamos-pigmeus do parque zoológico, tendo a irmã de Lana, sido transferida para o Faruk Yalcin Zoo, na Turquia, em 2011.
Em tudo semelhantes aos hipopótamos, os Hipopótamos-pigmeus apresentam a mesma morfologia, mas com uma dimensão bem mais reduzida. O peso médio dos Hipopótamos-pigmeus varia entre os 160 kg e os 270 kg, enquanto os hipopótamos rondam os 3200 kg. As patas são mais compridas, enquanto os quatro dedos são mais esguios e apresentam pequenas membranas interdigitais.
Os Hipopótamos-pigmeus são também reconhecidos pela pele castanha, nua e macia, sempre húmida devido às secreções viscosas que produz.
As crias de Hipopótamo-pigmeu são amamentadas até aos oito meses e atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade. O período de gestação é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria, excepcionalmente duas.
Quando se sentem ameaçados os Hipopótamos-pigmeus refugiam-se na água, abandonando o interior da floresta, onde habitam normalmente. São animais solitários e mais activos durante a noite.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza é uma espécie vulnerável. A principal ameaça aos Hipopótamos-pigmeus é a destruição do seu habitat e a caça ilegal.
Fonte: Diário Digital