Portal Chamar Táxi

grundig lenaro 55 nao arranca

tmaster2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2010
Gostos Recebidos
0
boas. eu sou tecnico de eletronica mas muito enesperiente em tvs. e precisava de uma ajudinha. a minha grundig lenaro 55 do quarto simplesmente apagou-se durante o funcionamento como se tivesse desligado pelo comando. o led acende em standby e quando tento ligar o led comeca a piscar como se faltasse corrente para o alimentar. e nao tem força para arrancar o ecra. isto esplicado de modo utilizador.

ja a abri o o transformador de linha(da alimetacao primaria para asegundaria)
faz um barulho intermitente (tipo pisca pisca rapido) o que nao devia acontecer. encontrei aqui no forum o esquema da tv e nao tenho os 115v no +B ,tenho a volta de 40 e variaveis. as tençoes a saida do transformador tao baixas e vareiam muito,nao estao constantes.

em principio este diagnostico devera ser mesmo do transformador certo?caso tambem achem alguem pode diser-me onde encontrar a venda online para poder mandar vir.

obrigado. cumprimentos

Última edição:

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo , deixa estar o transformador no lugar , antes de mais nada , mude os electrolíticos do primário , excepto o grande (filtro principal) , experimenta , se continuar com o sintoma , substitua também o grande que nas tvs grundings dão alguns problemas , cuidado ao mexer na fonte que nao tenhas tenção , esse mesmo electrolítico grande , fica carregado mesmo apos de desligar a tv, podes usar uma lâmpada para o descarregar !
Diz alguma coisa , a partida o problema estará na fonte (primário)

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo , se o chassi é esse , ele tem um electrolitico pequeno junto ao grande , podes ver mesmo na imagem que vem junto do esquema , faça zoom....

tmaster2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2010
Gostos Recebidos
0
sim. reparei depois de ter escrito o post. vo trocar os 2 eletrolicos entao. tambem devem ser baratos. o grande ta ligeiramente inchado no topo , nao sei se será proprio dele ou nao mas troca-se logo.

tmaster2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2010
Gostos Recebidos
0
boas. andei aqui a ver um site de componentes e reparei que no inicio referi que o trnsformador de linha fazia barulho, ao que parece nao é a este componente com este nome que me queria referir . é sim aquele transformador logo no primario ,chamado tr601 no diagram atras postado

este transformador sim faz ruido e foi o que referi que poderia nao estar a funcionar. mas em principio é dos condesadores ?é isso?

vou mandar vir os 2 unicos eletroliticos dos primario.espero que resolva.uma vez que tenho tensoes variaveis quando deveriam ser estaveis podera ser msmo dos condensadores.

tmaster2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2010
Gostos Recebidos
0
boas .o condensador grande que vou substituir que esta na tv é 100uf 400v e o que me arranjaram na loja é 100uF mas 450V , nao ha problema em tem mais 50v pois nao? ja nao me lembro bem da teoria dos condensadores mas este valor nao influencia o funcionamento certo?

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Isso amigo , independente de estar inchando ou não , esse electrolítico por vezes levanta um pouco o plástico em sima ! mas funciona normalmente , ja aos mais 50v , isso não importa , desde que não seja inferior a voltagem do original não tem problema , isso quer dizer que suporta trabalhar ate essa voltagem , e o que interessa é sim os 100uF !

tmaster2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2010
Gostos Recebidos
0
ja ta arranjada. era mesmo do condensador de 100uf/400v. ou seja o condensador maior.

obrigado pela ajuda. com 2 € ficou feito a coisa.

106854

GF Bronze
Entrou
Jul 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Isso amigo , independente de estar inchando ou não , esse electrolítico por vezes levanta um pouco o plástico em sima ! mas funciona normalmente , ja aos mais 50v , isso não importa , desde que não seja inferior a voltagem do original não tem problema , isso quer dizer que suporta trabalhar ate essa voltagem , e o que interessa é sim os 100uF !
ola carlosvale! Queria agradecer-lhe, pois através da sua dica consegui resolver o meu problema [do grundig lenaro 55].
obrigado

Morais Pinto

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 3, 2012
Gostos Recebidos
0
SUBSTITUA O CONDENSADOR DA FONTE DE 100/4OO VOLTS (C651)
sUBSTITUA DIODO 1N4148 (D611). ESTE DIODO É SMD

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas

nao sei qual a ideia do companheiro , mas o assunto já está resolvido, e já passou algum tempo.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
Bem eu tambem não entendo..entao uma avaria de 2010..ainda continua aberta no forum...

Penso que deveria haver aqui no Forum uma norma..para fechar os tópicos já finalizados...

remocon

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
estou plenamente de acordo c, o nosso companheiro remocon.

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Eu até acho que deveria haver um banco de avarias classificadas e resolvidas para as colocar lá, isto é o que eu penso