Portal Chamar Táxi

Notícias Governador de São Paulo pede ao supremo do Brasil que deixe Bolsonaro ir aos EUA negociar tarifas com Trump

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
52,777
Gostos Recebidos
1,465
Governador de São Paulo pede ao supremo do Brasil que deixe Bolsonaro ir aos EUA negociar tarifas com Trump

img_932x621uu2025-07-12-15-00-50-2222201.jpg


O STF é contra qualquer tipo de amnistia que beneficie Jair Bolsonaro, constituído arguido em Março por crime de tentativa de golpe de Estado.

Numa manobra nada institucional e avaliada por juristas como sem pés nem cabeça, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que autorize o ex-presidente Jair Bolsonaro a viajar aos EUA para negociar com o presidente norte-americano, Donald Trump, a anulação ou redução das tarifas de 50% impostas ao Brasil dias atrás. Tarcísio é ex-ministro de Jair Bolsonaro e tem sido aventado como o seu possível sucessor numa candidatura da extrema-direita às presidenciais de 2026, já que o antigo chefe de Estado está inelegível até 2030.

De acordo com a proposta, considerada esdrúxula por magistrados do STF, Jair Bolsonaro viajaria aos EUA na companhia do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, e do Senado, Davi Alcolumbre, e negociaria com o governo de Washington a redução ou o cancelamento das tarifas em troca da aprovação pelo Congresso brasileiro de uma ampla amnistia política que pudesse pacificar o país. O STF é frontalmente contra qualquer tipo de amnistia que beneficie Jair Bolsonaro, constituído arguido em Março por crime de tentativa de golpe de Estado que terá tentado dar em 2022, após perder as presidenciais desse ano para o arqui-rival Lula da Silva.

Bolsonaro tem o passaporte confiscado pelo STF desde Fevereiro de 2024 e está terminantemente proibido de sair do Brasil. Todas as tentativas que fez nesse sentido pedindo autorização ao STF foram rejeitadas, a última das quais em Janeiro deste ano, quando pretendia comparecer à tomada de posse de Donald Trump mas foi proibido.

Para fontes do Supremo Tribunal que preferiram falar sob anonimato, não passa pela cabeça de ninguém, a não ser, parece, de Tarcísio de Freitas, que o tribunal permita a saída do país do principal réu no processo por tentativa de golpe de Estado, que envolve ainda outros 32 arguidos, com o elevadíssimo risco de que ele não volte e peça asilo político a Trump. Além disso, acrescentaram essas fontes, Jair Bolsonaro não tem actualmente qualquer mandato, e quem tem de eventualmente negociar com o governo norte-americano é o actual governo brasileiro.

Correio da Manhã
 
Topo