- Entrou
- Ago 16, 2007
- Mensagens
- 7,986
- Gostos Recebidos
- 57
ESPADA

Família: Poecilídeos
Nome comum: Espada, Cauda de espada
Nome científico: Xiphophorus hellerii
Distribuição geográfica: América Central
Comprimento em adulto: 10 cm.
Temperatura da água: 22 - 26º C Apesar de suportarem outras temperaturas, é aconselhável mantê-los a estas temperaturas.
pH: 7.3
Características: O nome deve-se ao aspecto da barbatana caudal do macho, que apesar de ter a forma de uma espada, não lhe serve como arma de ataque. A barbatana caudal da fêmea tem a forma convencional, não apresentando qualquer modificação. Têm a boca virada para cima, para se poderem alimentar à superfície, normalmente de flocos ou outros alimentos secos que flutuem. São peixes robustos e pacíficos, e também muito comuns de se encontrar nos aquários comunitários.
Aquário: Não é aconselhável um aquário com menos de 50 litros para um trio de espadas (obviamente, podem coabitar com outras espécies no aquário). Se se tiver como objectivo a reprodução deste peixe, é conveniente ter o aquário com algumas plantas que acabem por formar algumas zonas mais densamente plantadas onde os alevins se poderão esconder dos progenitores e dos restantes habitantes do aquário, outro tipo de plantas aconselhável para a criação destes refúgios são as plantas flutuantes. Apesar de apreciarem aquários com bastantes plantas, é necessário terem muito espaço para nadar.É bom que se mantenha o aquário tapado, pois o Espada é um excelente saltador.
Alimentação: Tratam-se de peixes omnívoros, aceitam muito bem vários tipos de comida e é importante terem uma alimentação o mais variada possível. A alimentação do peixe espada não é muito exigente. Basta uma boa ração.
Reprodução: São ovovivíparos, sendo o Cauda-de-Espada uma espécie muito fácil de reproduzir e manter.