• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Feira anual de Santa Luzia (capão a Freamunde)

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
É
no dia 13 de Dezembro que todos os anos tem lugar a tradicional feira dos capões, na simpática cidade de Freamunde. É ali que os inúmeros feirantes vão expor e tentar vender os animais que durante cerca de oito meses medraram ao ar livre, alimentados por produtos naturais que a terra dá.

Antes disso, muito antes, ainda jovens, estes machos foram castrados cuidadosamente, numa operação simples em que se lhes retira a sua masculinidade. O que vai dar como resultado que deixem de cantar e se desenvolvam mais que o normal, apresentando uma carne mais macia e apaladada, quando bem tratada.

Diz-se que este tipo de tratamento teve a sua origem na antiga Roma, quando um senador mandou castrar os galos que pela madrugada, com o seu cantar, não o deixavam dormir. Se foi assim ou não o certo é que na região de Freamunde a tradição da criação e da confecção desta ave doméstica de qualidade se foi implantando de tal forma que até a corte portuguesa dela se tornou apreciadora. E foi el-rei D. João V que deu alvará régio à feira dos capões, corria o ano de 1715, registando a sua apreciação por tão lauto pitéu. Desde então que a feira tem lugar cada dia 13 de Dezembro a tempo de os ditos poderem ser confeccionados e apreciados pela época natalícia.

Assado no forno com recheio, na companhia de batata assada e arroz de forno, é um prato fabuloso. Antigamente usavam-se os fornos de lenha, infelizmente cada vez mais em desuso, mas desde que o bicho seja de bom porte, aí com uns 5 a 6 quilos ou mais, e seja bem temperado, mesmo em fornos normais constitui motivo de grande prazer para quem o apreciar.

Amanhado e limpo vai estar mergulhado em água e limão de um dia para o outro. Escorre-se e tempera-se com sal, alho, louro, cebola, colorau, vinho branco e vinho do Porto e deixa-se marinar durante mais um dia. Depois coloca-se numa assadeira, rega-se com azeite com fartura e forno com ele. Vai-se acrescentando a marinada, tendo o cuidado de virar o capão de vez em quando. Quando estiver tostadinho por fora e bem assado por dentro, é hora de ir para a mesa.

À parte faz-se o recheio, com os miúdos da ave, carne de vaca, salpicão, presunto de bacon, tudo moído. Batata assada junto com o bicho e arrozinho seco que também deve passar pelo forno, e temos manjar digno de reis. E este prato pode ser apreciado no restaurante da Presa, mesmo em Freamunde, recentemente remodelado, mais confortável, e a servir este e outros pratos há cerca de nove anos. Nos últimos dois anos, mercê da reconhecida qualidade na confecção do capão, foi o restaurante escolhido para servir o jantar da Confraria do Capão, para cerca de 350 pessoas.

Para os apreciadores, Freamunde está agora a cerca de 20 minutos da cidade do Porto, ligada por auto-estrada a Paços de Ferreira, concelho que engloba Freamunde. Há por ali muita da nossa história antiga e é a região do país com maior concentração de fábricas e lojas de móveis. E há bons produtores de vinhos verdes. Outros motivos para um passeio tranquilo, antes ou depois de apreciar um belo capão assado no forno.
 
Topo