Portal Chamar Táxi

Notícias Fecho de urgências na Margem Sul 'levou' grávida até Cascais. Bebé morreu

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
46,246
Gostos Recebidos
1,055
naom_64e49b28b6c12.webp


Uma mulher grávida de 31 semanas perdeu o bebé que esperava. O caso, confirmou fonte dos Bombeiros Voluntários do Barreiro ao Notícias ao Minuto, aconteceu na madrugada do dia 3 de julho, esta quinta-feira.


Por volta das 23 horas, de terça-feira, uma grávida, de 38 anos, natural do Barreiro, decidiu ligar para o SNS 24 por ter deixado de sentir o seu bebé, noticiou a RTP.


O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou-a sem resposta, tendo a mulher decidido ligar para o 112 para reportar o seu estado de saúde.


A ajuda viria por parte dos Bombeiros do Barreiro, que acabaram por ser ativados já de madrugada - pelas 01h55.


Ao chegarem ao local, foi diagnosticada uma hemorragia interna à doente, momento em que se ativou uma viatura de emergência médica. Os paramédicos deram início a manobras para estabilizar a grávida, ao mesmo tempo que tentavam descobrir qual era o serviço de urgências obstétricas mais próximo.


Na Margem Sul, onde a mulher reside, todos os serviços de urgência desta especialidade estavam encerrados. Quer o Hospital do Barreiro, como o de Setúbal, como o Garcia da Orta, em Almada, não estavam disponíveis para prestar auxílio à mulher - que acabou por ser transportada para o Hospital de Cascais, a mais de uma hora de distância.


Segundo a RTP, o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, era o que deveria estar aberto. Contudo, pelas 22 horas decidiu fechar o serviço alegando sobrelotação.


Durante o percurso até Cascais, a grávida sofreu um descolamento da placenta, e quando chegou à unidade de saúde o feto já estava sem vida.


Sabe-se ainda que a doente já tinha um historial de descolamento de placentas. A RTP questionou a direção executiva do SNS e os serviços partilhados do Ministério da Saúde sobre o sucedido. Até agora, não obteve respostas.

IN:NM
 
Topo