- Entrou
- Jul 22, 2008
- Gostos Recebidos
- 0
Quem conta um conto aumenta um ponto: A razão da existência e sucesso dos provérbios ou ditados como expressões populares é porque eles nos ficam no ouvido, são ambíguos, são engraçados e dão-nos lições de vida e convivência. Como para bom entendedor meia palavra basta são muitas vezes deturpados na forma na essência e no sentido.
Exemplo:
Besta grande cavalo de pau. Isto é apenas uma frase que não nos diz muito.
Homem grande cavalo de pau.
Aqui temos a ironia a lição de vida que serve de metáfora para tudo o que seja grande e desajeitado e para o homem grande pachorrento e bonacheirão que faz qualquer esforço sem se queixar, alarve com a sua força, (um cavalo de pau, uma besta de carga).
O reverso da medalha:
Homem pequenino, velhaco e (ou) dançarino.
Homem irrequieto, manhoso, versátil tenta tudo para se desenrascar para compensar a sua falta de poder físico.
O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e directo. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida, Acreditem que sei muitos mais. Há ainda os obscenos ou extremamente ordinários.
A razão porque édito muitos dos provérbios e expressões é porque tento postar a forma que venho a encontrar mais consensual.
Os provérbios e expressões por mim postados (há também regionalismos) e muitos outros posso explicar o uso no seu contexto onde se ouvem e quais os seus utilizadores.
P.S. Se queres ser bom milheiro, faz o alqueive em Janeiro.
Alqeive ou alqueve; Terra que esteve sem cultivo (poisio) e que foi lavrada.
?Se queres ser bom milheiro, faz o alqueire em Janeiro.
Alqueire; Antiga medida de capacidade (1/60 do moio). [O alqueire varia entre 13l, 215 e 22l, 605.]
Servia também de medida agrária. (Exemplo; Este terreno dá para semear 3 alqueires de trigo).
Tempo para a recolha das sementes; verão / outono.
Preparação dos terrenos; inverno/ primavera.