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Ex-alunos da Universidade do Minho desenvolvem aplicação para pessoas com deficiência

Três antigos alunos da Universidade do Minho desenvolveram uma tecnologia inovadora, que permite às pessoas com problemas de comunicação permanentes ou temporários exprimir as suas necessidades humanas básicas, recorrendo a um menu intuitivo que lhes permitem expressar o seu pedido ou desejo, utilizando um sintetizador de voz. A solução “Help Talk” foi recentemente distinguida com um prémio europeu da Fundação Vodafone e pretende ser implementada na área social, na saúde e na educação.
Esta aplicação foi pensada e criada na 1000 Empresas, entidade de base tecnológica de Guimarães liderada por Rui Alves, Mónica Alves e Leandro Barbosa, ex-alunos das licenciaturas em Informática de Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho. Concebida especialmente para ser utilizada em smartphones, a “Help Talk” apresenta um conjunto de ícones que, quando pressionados, permitem ao utilizador transmitir necessidades básicas como “tenho sede” ou “estou com dores” a profissionais de saúde ou à família, dando inclusivamente pormenores sobre essas necessidades. Além disso, o utente poderá usar o teclado para expressar vontades adicionais, ativar um pedido de ajuda urgentegente que envia automaticamente uma mensagem pré-configurada para os destinatários previamente definidos ou, ainda, solicitar um pedido de localização, que situa o detentor do telemóvel através das coordenadas GPS.
?Nova versão com suporte para diversas patologias
“Este prémio permitiu tirar da gaveta uma ideia que j á fazia parte dos nossos projetos. Tendo tomado conhecimento de um estudo relativo à eficácia da comunicação com o cliente ventilado e seus níveis de satisfação, facilmente se constatou que, no mercado, não existem opções fáceis e intuitivas para estabelecer este tipo de comunicação”, explica Leandro Barbosa. “Pretendemos criar uma comunidade em torno da aplicação e do seu website para que, através da criação e partilha de perfis, possamos enriquecê-la cada vez mais. A Help Talk permitirá a criação de perfis específicos para patologias distintas (mudez, afasia ou doenças de Parkinson e Alzheimer) ou poderá simplesmente ser personalizado à medida de cada utilizador”, acrescenta. O próximo passo é desenvolver o Help Talk Pro, uma versão otimizada para instituições. Por enquanto, a aplicação está disponível em inglês, o que explica a boa recetividade por parte de outros mercados, mas o objetivo é que seja difundida em vários idiomas.
“Os conhecimentos adquiridos na frequência das respetivas licenciaturas, o grau de exigência imposto pela UMinho e a qualidade e competência dos seus docentes têm-se revelado fundamentais no nosso desempenho profissional. O know how de qualidade, o espírito crítico e a constante procura da eficácia que nos foi transmitido têm pautado o nosso dia-a-dia. Estas características têm sido muito importantes no universo profissional, permitindo-nos responder às solicitações do mercado de forma efetiva, estando sempre atentos à inovação tecnológica e às oportunidades de negócio”, diz Leandro Barbosa.
in Correio do Minho
Fonte: deficiente-forum