Portal Chamar Táxi

Esquilos: Conflitos entre ‘vermelhos’ e ‘cinzentos’ podem ser resolvidos pela marta

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Uma espécie ameaçada de esquilo, o ‘vermelho’, está com um risco agravado devido a outro tipo de esquilo, o ‘cinzento’. A resolução dos conflitos teve, no Reino Unido, a mediação de um terceiro animal: a marta, um mamífero que também corre risco de extinção devido à pele.

O esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), uma espécie ameaçada, tem vindo a recuperar a nível populacional desde que passou a coabitar com a marta (Martes martes), outra espécie ameaçada que, no Reino Unido, esteve quase extinta há cinco décadas. Uma das principais ameaças aos ‘vermelhos’ era o esquilo-cinzento (Sciurus carolinensis), uma espécie invasora que, em 1876, veio da América do Norte.

Não existe um problema de ‘racismo’ entre esquilos no Reino Unido, mas o aumento dos exemplares de ‘cinzentos’ – maiores, com maior capacidade de adaptação e com ninhadas mais numerosas – contribuiu para o inverso entre os ‘vermelhos’, cada vez menos numerosos. É uma questão de ‘saúde pública’ entre esquilos, pois o ‘carolinensis’ é portador de um vírus de varíola capaz de matar os ‘vulgaris’.

Nos últimos anos, uma equipa da Universidade de Galway, liderada por Emma Sheehy, observou que as populações de ‘vermelhos’ estavam a aumentar em certas áreas da Irlanda e da Escócia, enquanto as dos ‘cinzentos’ estavam em regressão. Ao analisarem o fenómeno, os investigadores concluíram que havia uma ‘mediação’ no conflito: a marta.

Este mamífero mustelídeo esteve muito perto da extinção há apenas 50 anos, quando a sua pele era muito procurada. Os esforços das autoridades conseguiram não só garantir a conservação da espécie como um aumento do nível populacional. Na última década do século passado, o sucesso no programa de conservação das martas era assinalável.

Regressando aos esquilos, Emma Sheehy sobrepôs o padrão de distribuição numa região central da Irlanda (com o mesmo padrão existente na Escócia), no período entre 2009 e 2012, ao das martas. A investigadora concluiu que, com três a quatro martas por quilómetro quadrado de floresta, os esquilos-cinzentos praticamente desapareceram. Os excrementos das martas demonstravam que o destino da grande maioria dos ‘cinzentos’ terminou como ‘refeição’.

Mas a caça realizada pelas martas não foi o único motivo para a diminuição da espécie invasora de esquilo: os cientistas salientam que a presença de predadores pode ser, por si só, suficiente para perturbar a alimentação, reprodução e sentido de segurança dos ‘cinzentos’, enquanto os ‘vermelhos’, mais ágeis e que menos vezes sem alimentam no junto ao solo, são mais fugidios.

As autoridades britânicas querem agora aprofundar a relação entre esquilos e martas, até porque o atual programa de controlo da população de esquilos-cinzentos tem gerado uma despesa assinalável, quer a nível estatal, quer a nível de proprietários de terrenos.

ptanimal
 
Topo