Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6
Existem basicamente três tipos de carretos a considerar, cada um com vantagens a pesar: "Baitcasting", "Spinning" e "Spincasting".
- Carreto tipo spinning
- Carretos tipo baitcasting
- Os carretos de "baitcasting" trabalham com o peso da amostra ou isco a medida que este puxa a linha e gira o tambor para largar mais linha. Quanto mais pesada for a amostra maior é o lançamento.
- Com prática, este tipo de carreto também vai permitir lançar com mais pontaria.
- São normalmente escolhidos pelos pescadores mais experientes quando usam amostras mais pesadas e linhas desenhadas para peixes mais pesados.
- A maior parte dos carretos de "baitcasting" agora incorporam um sistema de drag desenhado para ajustar a resistência do tambor.
- Também pode escolher um carreto destes para o seu tipo de pesca preferido
- Carretos offshore são desenhados para lutar com um peixe do barco.
- Carretos de corrico servem para arrastar uma amostra ou isco através do movimento do barco.
- Carretos de "casting" são bons para lançamentos de precisão.
- Este tipo de carretos até vem em diversos formatos em função do tipo de lançamento que queremos fazer, por cima da cabeça, de lado e para fazer o chicote naquelas situações em que estamos com falta de espaço.
- Carreto tipo baitcasting
- Carretos tipo spinning
- Carretos tipo "spinning" tem a frente aberta
- A sua linha é lançada de um tambor estacionário através de um fio preso numa peça de metal presa ao tambor.
- Este tambor estacionário é bom para prevenir os ninhos de linha.
- O peso da amostra puxa a linha para a frente.
- Os carretos "spinning" podem usar iscos leves mas hoje em dia usam-se preferencialmente para iscos mais pesados.
- Pode-se ajustar para ser puxado pelo lado direito ou esquerdo.
- Usam "anti-reverse", um simples mecanismo que protege em caso de mordida de peixe.
- Previne a manete do carreto de girar no sentido oposto quando o peixe morde ou quando estamos a corricar de barco.
- Anti-reverse automático não precisa de ajustamentos manuais.

- Carreto tipo spinning
- Spincasting reels
- Os carretos spincasting tem a face fechada, e combinam as funcionalidades do "spinning" e do "casting". O tambor permanece estacionário até usarmos o botão do polegar para lançar. Quando largarmos este, o isco ou a amostra puxam o fio.
- A facilidade destes carretos tornam-los a escolha perfeita para os novatos, tanto pela facilidade de manejo como pela eficácia, com muitos poucos detalhes que possam atrapalhar a pesca.
- A face fechada limita a capacidade de linha mas ainda se consegue encontrar modelos que resolvem este detalhe.
- Carreto tipo Spincasting

- Tambor
- O tambor é a parte do carreto onde está a linha.
- É um componente destacável.
- Normalmente feitos de grafite ou alumínio.
- Os de grafite são desenhados para serem mais leves que os de alumínio.
- Os de alumínio são considerados mais resistentes e custam geralmente mais.
- Em qualquer caso são feitos para resistir a corrosão da agua.
- Armação
- A armação é o que dá ao carreto a sua forma.
- Também podem ser de grafite ou alumínio.
- Mais uma vez é uma questão de peso e de preço, como no tambor.
- Capacidade de linha
- A capacidade de linha é fundamental na escolha do carreto.
- Os carretos podem conter desde 15 jardas até 900 jardas de linha.
- A quantidade de linha depende do tipo de pesca. Por exemplo, a pescar no seu lago favorito ou parque provavelmente precisa de muito pouca linha. Mas se vamos corricar é exactamente o contrario que acontece. devemos ter em conta o tipo de aguas que vamos encontrar bem como que tipos de peixe podem picar.
- Relação de caixa (não não é um carro!)
- A relação de caixa diz-nos a que velocidade é que podemos recuperar a linha.
- Como guia, pequenas relações fornecem mais potência para puxar peixe de grandes profundidades, enquanto que grandes relações beneficiam quando puxamos de perto da superfície.
- Rolamentos
- Os rolamentos servem para as partes móveis trabalharem mais suavemente.
- Normalmente falando quanto mais rolamentos mais suave é o trabalhar sobe pressão.
- Como regra, quantos mais rolamentos o carreto tem mais caro este é.