- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,481
- Gostos Recebidos
- 1,023

A tempestade Eowyn, que colocou a Irlanda a vermelho chega esta sexta-feira, 24 de janeiro, a Portugal.
No entanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que cá cheguem apenas 'estilhaços' da poderosa Eowyn e, principalmente, ao Litoral Norte do país, que foi colocado em alerta amarelo, devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima forte.
Os efeitos colaterais da tempestade deverão sentir-se a partir de hoje e até sábado, 25 de janeiro, apesar de a chuva continuar pelo fim de semana fora e por todo o país (à exceção da Madeira). As temperaturas, essas, vão permanecer amenas para o inverno, com as máximas a não descerem mais do que 10ºC (e apenas na Guarda) e a chegarem a muito perto dos 20ºC em alguns distritos.
Também Espanha deverá ser afetada com a chegada de uma frente atlântica associada à tempestade Eowyn com chuva no oeste da Galiza, que deverá estender-se por outras regiões e serão acompanhadas por ventos com rajadas muito fortes.
Por sua vez, na Irlanda, a Eowyn já anda a fazer estragos. De acordo com a BBC, foram registadas rajadas superiores a 180 km/h e 715 mil casas e empresas estão sem eletricidade.
Escolas, faculdades e muitos supermercados estão fechados. E a maioria das consultas hospitalares foram canceladas, assim como os transportes público – autocarros e comboios – da Translink
De acordo com a informação disponível no site da ANA-Aeroportos de Portugal, pelo menos quatro voos provenientes de Dublin para Lisboa (e três no sentido contrário) foram cancelados. E também para Londres, no Reino Unido, há um voo cancelado que partia da capital portuguesa.
O Met Office (espécie de IPMA, na Irlanda) já alertou a comunidade para o "perigo de vida" e os governantes pediram às pessoas para ficarem em casa.
IN:NM