- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,191
- Gostos Recebidos
- 1,055

O verão acabou de começar e os termómetros já têm marcado temperaturas bem elevadas por todo o país nestes dias.
Enquanto o calor pode ser apreciado por muitos que optam por idas à praia, piscina, parques e esplanadas, é o calor em espaços fechados que parece ser mais complicado de gerir por todos.
Dormir pode ser particularmente difícil. Uma das soluções para atenuar o calor pode passar por tomar um banho antes de ir dormir. Mas, se pensa que um banho frio é a melhor opção, desengane-se.
Pode ser contraintuitivo, porém, um banho demasiado frio ou demasiado quente afeta os sinais de calor do corpo, noticia o Metro.
Se tomar um duche frio, o corpo irá 'perceber' que as temperaturas do ar estão baixas, quase como se fosse inverno e, por isso, começa a aquecer mais para o proteger do frio.
Além disso, os banhos frios também afetam o fluxo sanguíneo para a pele. "Apesar de um duche frio parecer a solução perfeita para o tempo quente, a água fria diminui a quantidade de fluxo sanguíneo para a pele", explica Glen Coulson, um especialista em saúde e água da Cladding Diret, citado pela referida publicação.
"Não diminui a temperatura central do corpo, que é o que o corpo está a trabalhar desesperadamente para estabilizar durante a vaga de calor."
Ou seja, durante o duche frio, o corpo até fica mais fresco, mas, assim que sair do banho, pode sentir ainda mais calor do que antes de ter entrado.
A solução? Tomar um banho morno. Além disso, pode optar por ficar um pouco mais debaixo de água - para ter a certeza que a temperatura do corpo desce o suficiente.
Nesse sentido, se tiver banheira, pode mesmo tomar um banho de imersão.
Depois de tomar banho, vista-se numa divisão mais fresca. E, não se esqueça de arejar a casa de banho depois de cada banho, para reduzir o vapor de água e a humidade do ar. Isso também ajuda a controlar a temperatura da divisão.
IN:NM