Portal Chamar Táxi

Droga vem da Guiné às segunda-feiras

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
imagedownload.aspx



Droga vem da Guiné às segunda-feiras


Tráfico: Trinta correios de droga presos em 2008 no aeroporto de Lisboa

A maior parte dos mais de 30 correios de droga (mulas) vindos da Guiné-Bissau que a Polícia Judiciária (PJ) prendeu este ano no aeroporto da Portela, em Lisboa, aterraram emPortugal a bordo do mesmo voo. Chega a Portugal às primeiras horas da manhã, todas as segundas-feiras, e é o escolhido pelas redes de tráfico internacional para introduzir cocaína em solo nacional, admitiu ao CM João Figueira, porta-voz do combate à droga da PJ.


Os nove correios de droga presos em simultâneo, anteontem, no aeroporto de Lisboa, não foram excepção a esta regra. Apanharam todos, às primeiras horas de segunda-feira, o único voo que, semanalmente, liga Bissau a Lisboa. "Ainda estamos a investigar, mas acreditamos que tenham sido contratados individualmente pela mesma organização, sediada emPortugal", disse ao CM o inspector--chefe João Figueira, da DirecçãoCentral de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE).

A Guiné-Bissau representa, actualmente, "uma das principais plataformas giratórias de entrada de cocaína na Europa". "A droga é produzida na América do Sul (Colômbia, Bolívia e Peru), levada até à Guiné-Bissau por via aérea ou marítima. Os correios de droga são depois contratados para trazerem a droga para o mercado interno português", acrescentou o responsável.

Os nove detidos na operação da DCITE realizada na segunda-feira têm entre 16 e 48 anos. Um é senegalês e reside no país de origem. Os restantes oito são guineenses ou portugueses com esta ascendência.

Estão todos ligados à construção civil e, à hora de fecho desta edição, eram ainda ouvidos por um juiz.

SAIBA MAIS

AMÉRICA DO SUL

É o continente produtor da droga que entra na Guiné-Bissau. Colômbia, Bolívia e Peru são os países produtores, enquanto Venezuela e Brasil agilizam o transporte para outros continentes.

1 quilo é o peso máximo de cocaína que um correio consegue transportar nos intestinos. O estupefaciente é acondicionado em bolotas, e engolido pelo correio, que depois defeca a droga.

ÁREA DE LISBOA

Quatro dos nove correios de droga presos na segunda--feira no Aeroporto da Portela, residem na área de Lisboa. Têm todos família e profissões ligadas ao ramo da construção civil.

Miguel Curado

Fonte: C.Manhã
 
Topo