Portal Chamar Táxi

Doença faz mulher de 60 anos ter pele de 40

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Gostos Recebidos
184
Um distúrbio responsável pela produção de colagénio em excesso fez com que uma britânica de 61 anos tivesse a pele de uma mulher de 40 anos.

Residente em Colchester (leste de Inglaterra), Susan Johnson - cujo caso foi revelado pelo jornal Daily Gazette - sofre de uma rara doença chamada esclerodermia.

O distúrbio, que provoca um endurecimento anormal da pele, com perda de flexibilidade e mobilidade, ocorre quando o corpo produz colagénio (a proteína que nos faz parecer jovens) em excesso.

Muitas mulheres gastam milhares de euros em injecções de colagénio para melhorar o aspecto da sua pele e lábios. A proteína também está presente em boa parte dos cremes anti-envelhecimento.

Mas, embora o distúrbio deixe Johnson com a pele firme no rosto, mãos, pescoço e pés, também causa fortes dores e o inchaço das articulações.

«Não tenho nenhuma pele solta nos braços, o que torna a tarefa de carregar com compras muito doloroso, e não tenho força para me levantar da banheira», disse ao Daily Gazette.

«Mesmo descascar uma batata pode ser difícil, já que os meus dedos estão dobrados.»Segundo Johnson, as suas dores intensificam-se ainda mais quando o clima está húmido ou frio. Ela conta que descobriu a doença no último Inverno, quando a temperatura caiu e começou a sentir formigueiro nos dedos, além de ficarem azulados e avermelhados.

Inicialmente, os médicos acharam que Johnson sofria do fenómeno de Raynaud, distúrbio que impede que o sangue alcance os dedos das mãos e dos pés com a mudança de temperatura.

Mas, após passar por exames num hospital em Londres, foi diagnosticada com esclerodermia.

Os sintomas do distúrbio que acomete Johnson são semelhantes ao do reumatismo, mas a esclerodermia pode também afectar órgãos internos.

No caso da britânica, porém, só a pele foi afectada.

«Tenho 61 e digo ao meu marido, Keith, que parece que ele está casado com uma mulher de 30 anos», diz ela.

dd.