Portal Chamar Táxi

Distancia Focal LNB banda C

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Boas, alguém me explica sff de onde meço a distancia focal num LNB banda C

a distancia focal na minha antena são 92cm, devo medir desde a marca a vermelho ou desde a marca a amarelo? A posição do feed é ajustável, faz alguma diferença a posição do mesmo na recepção?

axzg8z.jpg

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
A distância focal é sempre medida a partir do ponto mais avançado do feed, portanto a marca vermelha. A posição do feed é ajustável porque nem todos os pratos têm a mesma distância focal.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, já instalei o dito lnb, mas sem grandes resultados para já, captei alguns tps em vários satélites, mas o mais estranho é o lnb estar sem a placa de teflon (supostamente sem a placa só capta Tp's com polarização linear H/V) e captar alguns tp's com polarização circular...

mas com esta alteração de lnb deparei-me com outro problema, ao desapertar o cabo coaxial do lnb levei um choque, reparei que sempre que tocava na ficha F e na antena dava choque... para instalar o lnb de banda C optei por desligar a energia aqui em casa, estava farto de saltar sempre que levava um choque lol

Alguma ideia do porque destes choques? Tenho esta antena ligada ao PC numa placa de satélite TBS6983, e já em tempos tinha reparado que ao mexer na ficha F ou outras fichas que ligam no PC dava um choquezito... o cabo coaxial tem uns 60metros, mas nesta instalação só estou a usar metade, estando o restante enrolado, não será por isto?

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Obrigado DX2, já instalei o dito lnb, mas sem grandes resultados para já, captei alguns tps em vários satélites, mas o mais estranho é o lnb estar sem a placa de teflon (supostamente sem a placa só capta Tp's com polarização linear H/V) e captar alguns tp's com polarização circular...
Provavelmente o LNB vem com alguma coisa interna que detecta a polaridade circular e a converte sem necessidade da placa de teflon.
Ainda em relação à distância focal: não importa para que LNB é. Ela diz respeito apenas ao feed.

mas com esta alteração de lnb deparei-me com outro problema, ao desapertar o cabo coaxial do lnb levei um choque, reparei que sempre que tocava na ficha F e na antena dava choque... para instalar o lnb de banda C optei por desligar a energia aqui em casa, estava farto de saltar sempre que levava um choque lol

Alguma ideia do porque destes choques? Tenho esta antena ligada ao PC numa placa de satélite TBS6983, e já em tempos tinha reparado que ao mexer na ficha F ou outras fichas que ligam no PC dava um choquezito... o cabo coaxial tem uns 60metros, mas nesta instalação só estou a usar metade, estando o restante enrolado, não será por isto?

cumps
Esses "choques" são quase de certeza provenientes da fonte de alimentação do computador. É normal isso acontecer, até nos receptores de satélite. Já me tenho deparado com situações em que a ficha F a roçar na chapa da caixa do receptor faz faísca. Não te preocupes porque é mais a impressão do que outra coisa. Não é um choque de 230V. Agora esses 30m de cabo coaxial enrolado é que são um veneno para o sinal.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
O lnb tem duas ranhuras pa meter o teflon, ou seja duas posições diferentes

Em relação aos choques não é grave portanto? Mas há alguma forma de os eliminar? Um conhecido meu com instalação muito idêntica diz nunca ter tido estes problemas...

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O lnb tem duas ranhuras pa meter o teflon, ou seja duas posições diferentes
Se estás a captar frequências com polaridade circular é porque o LNB está a discriminá-las correctamente, senão só captavas verticais e horizontais, portanto eu se fosse a ti não me preocupava muito com a "falta" do teflon. Já tiraste a tampa do feed para ver se não está lá o divisor?

Em relação aos choques não é grave portanto? Mas há alguma forma de os eliminar? Um conhecido meu com instalação muito idêntica diz nunca ter tido estes problemas...

cumps
Eliminar, eliminar provavelmente só substituindo a fonte de alimentação do computador. A placa está em contacto com o chassis, portanto não é falta de ligação à terra. A não ser que o cabo de alimentação do computador esteja ligado numa tomada sem terra...

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
A placa de teflon não está dentro!

Como sei se a tomada tem terra?

Deixo umas fotos da instalação:

x1he34.jpg

29bitjo.jpg

14t6e15.jpg

1zf3aiu.jpg

214777b.jpg

Acho que estas varetas vão ser um grande problema, primeiro com a abraçadeira que meti neste lnb banda C as varetas "dançam" um bocado, não ficam completamente fixas.
Depois, segundo a minha distancia focal 92cm a Proporção F/D deverá ser 0,40/0,41, ou seja tenho que meter o feedhorn pela marca 40 que tem no corpo do lnb, mas como podem ver na terceira foto a vareta não me deixa meter o feedhorn mais pa trás...
Outra coisa nas afinações de hoje no satélite 55W apanhei alguns tps com sinal razoável sem o feedhorn, assim que meti o feed perdi o sinal todo...

complicada a banda C :(

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O "problema" das varetas é fácil de resolver: metes a ponta das varetas por baixo do rebordo da metade inferior da abraçadeira, viras os parafusos ao contrário, com a rosca para cima, e metes uma porca a apertar as varetas só a essa metade. Assim a parte de baixo fica sempre fixa e a parte de cima é que fica móvel para poderes afinar o LNB sem que o suporte fique todo desconjuntado de cada vez que desapertas os parafusos.

Como é fácil perceber pelo tamanho do feed, esses LNBs são pensados para antenas de dimensões muito maiores do que 1,80m, nas quais não existe esse problema das varetas estarem no "caminho" ou o feed não dar para afinar na perfeição. Terás que adaptar o LNB às condições da antena, nomeadamente considerando a possibilidade de retirar a parte da frente do feed, como pudeste já comprovar pelo teste que fizeste nos 55ºW. Essa parte é concebida para um prato muito maior e pode estar a interferir na recepção por causa do prato ser mais pequeno.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, só um pormenor, a antena é de 2,30m.
começo a pensar que o antigo dono quando colocou aqueles suportes nas abas da antena foi por alguma razão, nas varetas agora fixadas para a banda C vai ser complicado afinar a coisa.

vhgcg4.jpg

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pois é, já não me lembrava! :Espi06:
Ainda assim é pequena. O mínimo aconselhado para a banda C é 2,70m. Na altura vendiam-se umas abas de 20cm para esses pratos para esse efeito.
O outro tripé, o de fixar nas abas, não estorvava tanto porque as varetas são aparafusadas na parte de trás do suporte do LNB, portanto podias puxar o guia até ele sem qualquer impedimento. Só te resta tentar improvisar porque sabes que a antena não é totalmente adequada para esse LNB. Se conseguiste captar sinal sem o guia, porque não tentas assim? Pode até ser que resulte.

DX2

MiGoncalves

GF Bronze
Entrou
Mai 31, 2015
Gostos Recebidos
1
Ja não se vende essas ambas para parabolicas petalas?Gostava passar 1.90 para mais!

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ja não se vende essas ambas para parabolicas petalas?Gostava passar 1.90 para mais!
As abas que existiam eram específicas duma certa marca, não eram tipo universais. Se o teu prato não for dessa marca elas não dão.

DX2

MiGoncalves

GF Bronze
Entrou
Mai 31, 2015
Gostos Recebidos
1
Meu prato é marca muito conhecida mas americana e tem furos já para ambas

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Meu prato é marca muito conhecida mas americana e tem furos já para ambas
Pois, se é americana ainda vai ser mais difícil encontrá-las. As duas que instalei (para aumentar de 1,80m para 2,30m) eram da Famaval. A única coisa que encontrei numa busca rápida foi isto INOXNET, mas é só para aumentar de 2,30m para 3,10m e o preço afasta qualquer um.

DX2