• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Despesa do Serviço Nacional de Saúde desceu 6,6%

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,995
Gostos Recebidos
357
A despesa do Serviço Nacional de Saúde desceu pela primeira vez em Janeiro, uma redução global de 6,6% relativamente ao mês homólogo de 2010, anunciou a ministra Ana Jorge.

Numa conferência de imprensa esta sexta-feira em Lisboa, a ministra da Saúde afirmou que esta redução representa uma poupança de 45,5 milhões de euros.

"Os dados relativos ao comportamento da despesa do SNS em Janeiro de 2011 demonstram uma redução global de 6,6 por cento em relação a Janeiro de 2010", disse Ana Jorge.

Segundo o Ministério, a descida significa que em Janeiro foi superada a meta de redução inscrita no Orçamento do Estado (OE), que era de 6,1 por cento.

"Os dados são claros e revelam um facto: as contas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão controladas", declarou Ana Jorge.

Para esta redução da despesa relativa só a Janeiro contribuiu sobretudo uma descida de 19 por cento dos gastos com medicamentos e também uma diminuição de 8,2 por cento da despesa com pessoal, devido sobretudo à redução salarial na administração pública e à redução de horas extraordinárias.

Quanto às despesas com os hospitais EPE (entidades públicas com gestão empresarial), registou-se no mês passado uma redução de 3,2 por cento, que corresponde a menos 11 milhões de euros.

Por outro lado, cresceu a despesa com compras e com fornecimento de serviços.

Questionado pelos jornalistas sobre a razão para a apresentação destes dados relativos a Janeiro, uma vez que o Ministério faz habitualmente apresentações trimestrais ou semestrais, o Ministério assume que iniciou um novo procedimento.

"Iniciámos hoje um novo procedimento, com a apresentação mensal das contas", referiu o secretário de Estado da Saúde, justificando que o OE para 2011 é "particularmente importante".

Jornal de Notícias
 
Topo