- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2

Acreditar em deuses que punem malfeitores faz com que as pessoas fiquem um pouco mais honestas e dispostas a partilhar bens com estranhos – pelo menos se tais estranhos pertencerem à mesma religião que elas.
É isso o que concluiu uma equipa internacional de cientistas após realizar experiências com 591 membros de comunidades tradicionais mundo afora.
Os dados, publicados na revista científica Nature, prometem intensificar ainda mais o debate sobre as origens e a função da crença em Deus.
Para alguns psicólogos e antropólogos, a fé religiosa poderia levar a piores escolhas morais, funcionando como combustível para a intolerância e agressividade. Outros especialistas, no entanto, propõem que, em certas circunstâncias, a crença ajudaria a criar sociedades mais cooperativas e a «domar» a violência.
É a esse segundo grupo que pertencem os autores do novo estudo, liderados por Benjamin Purzycki, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá). Eles trabalham com o conceito de «Deuses Grandes»: divindades que conhecem as acções humanas e que agem de forma «moralizante», punindo os maus e recompensando os bons.
Fonte