Portal Chamar Táxi

DeepSeek está “debaixo de fogo”

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,202
Gostos Recebidos
425
A evolução tecnológica e digital já aconteceu na área da inteligência artificial. A chinesa tecnológica DeepSeek criou um modelo de inteligência artificial super poderoso, quase 16x mais barato que o ChatGPT. Os Estados Unidos aplaudiram a evolução como uma "chamada de atenção" para o seu próprio pais. Nos últimos dias a plataforma DeepSeek tem estado a receber constantes ataques.

IA: DeepSeek está debaixo de fogo com origem nos EUA






A China quer liderar a área da Inteligência Artificial e os Estados Unidos tremeram com o anúncio do DeepSeek, o grande rival do ChatGPT. Há várias diferenças entre o DeepSeek e o ChatGPT.



Começando pelo investimento, se o ChatGPT com o GPT-4o foram necessários investir cerca de 100 milhões de dólares, a "solução chinesa" custou pouco mais de 6 milhões. Segundo as informações, foram apenas necessários 2000 chips para criar um poderosíssimo modelo de inteligência artificial.



O estudo da ferramenta DeepSeek foi publicada online e tem apenas 22 páginas .

Estados Unidos da América atacam DeepSeek?



Segundo a imprensa oficial chinesa, os ataques cibernéticos de grande escala que atacam o modelo de inteligência artificial generativa DeepSeek R-1 têm origem nos Estados Unidos da América.



Segundo as informações veiculadas, os ataques contra a DeepSeek começaram no início do mês e atingiram o pico entre segunda e terça-feira.



Numa comunicação no portal da DeepSeek é referido que...

Na sequência de ataques maliciosos em grande escala contra os serviços DeepSeek, limitámos temporariamente os registos para garantir a continuidade do serviço. Os utilizadores existentes podem iniciar sessão normalmente. Obrigado pela sua compreensão e apoio


IA: DeepSeek está debaixo de fogo com origem nos EUA

A plataforma continua a funcionar com "um desempenho degradado", admitiu a DeepSeek.


De referir também que o DeepSeek foi treinado com cerca de 15 tera tokens de palavras (ou seja, 15 biliões de palavras). Se um humano tivesse de ler todas estas palavras, e se o fizesse 24h por dia, precisaria de 100 mil anos para ler tudo. Impressionante!



pp
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,202
Gostos Recebidos
425

Falha grave de segurança no DeepSeek deixa dados de milhões em risco




O DeepSeek é o tema do momento em toda a Internet. Esta é mais uma IA que vem dar novas potencialidades aos utilizadores, mas tem particularidades únicas. Como foi criada, esta proposta deixa a concorrência longe e a questionar-se como foi possível ser criada. Agora, e no meio de outros problemas, surge uma falha grave de segurança no DeepSeek que deixa dados de milhões em risco.




DeepSeek falha segurança dados utilizadores


Falha grave de segurança no DeepSeek



A IA vinda da China continua a ser o centro das atenções, com o DeepSeek a ser agora o principal concorrente do Gemini, ChatGPT e Copilot.


No entanto, o lançamento do DeepSeek está rodeado de controvérsias relacionadas com o uso de informação para treino. É pretendido garantir a segurança dos utilizadores, mas uma falha grave de segurança no DeepSeek acaba de vir a público.



Este problema pode colocar em risco os dados de milhões de utilizadores que decidiram registar-se no DeepSeek e usaram o chatbot com IA nos últimos dias. A informação sobre esta vulnerabilidade provém de uma análise realizada por investigadores da Wiz Research e é uma descoberta que pode colocar em risco toda a credibilidade do lançamento do DeepSeek. A pesquisa descobriu que uma das bases de dados da IA está completamente exposta.



O principal problema que o DeepSeek enfrenta é a falta de confiança dos utilizadores, dos governos e das empresas. Ser um chatbot de IA vindo da China colocou em causa tanto as suas capacidades como o facto de ter sido desenvolvido com um orçamento de apenas 6 milhões de dólares. A descoberta de uma falha de segurança lança ainda mais dúvidas sobre a viabilidade e fiabilidade deste chatbot.



Dados de milhões de utilizadores em risco



O que a Wiz Research descobriu na sua investigação é que a base de dados exposta contém informações privilegiadas, como mais de um milhão de registos. Estão incluídos dados de utilizadores, registos do sistema, chaves de API e até mesmo envios de pedidos. Além disso, a situação é ainda pior porque encontrar esta base de dados não é fácil.




DeepSeek falha segurança dados utilizadores




Esta situação coloca o DeepSeek em problemas. A base de dados exposta representa um perigo para os utilizadores e, segundo o discutido na investigação, não foi possível encontrar completamente a porta de acesso a essa base de dados. As possibilidades geradas por este problema são alargadas, sendo os utilizadores as potenciais vítimas deste problema de segurança.



Os investigadores que descobriram o problema de segurança não explicaram como o encontraram. Querem evitar que outros sigam os seus passos e usem a vulnerabilidade de forma ilícita. Ainda é muito cedo para saber como o DeepSeek irá agir. Estas vulnerabilidades são comuns, mas quando se trata de IA, a situação agrava-se, especialmente porque o DeepSeek não tomou as medidas para proteger os utilizadores.


pp
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,960
Gostos Recebidos
150
EUA estão a investigar implicações de Segurança Nacional da chinesa Deepseek


 
Topo