Portal Chamar Táxi

Dúvida sobre a qualidade do sinal TDT

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Hoje fiz uma experiência curiosa. Então é assim, a minha antena é uma DAT HD 45 BOSS da televés ligado a um amplificador ALCAD com duas entradas UHF uma dessas entradas está ligada a essa antena com saída DC para activar o pré-amplificador integrado na antena. A outra entrada está ligada a dois moduladores: um para a meo, a outra para a parabólica FTA para que eu tenha mais dois canais em toda a casa nítidos.

Então a situação é a seguinte, quando a TDT está estável (sem falhas nocturnas) os meus receptores indicam que o sinal ronda os 100% enquanto que a qualidade ronda os 75%, só que no meu LCD da LG o sinal indica 100% mas a qualidade está sempre a pular segundo a segundo, por exemplo: 65% 75% 90% 20% 5% 0% 75% etc... ou seja nunca está parada e está sempre com cortes constantes. Já peguei na tv e coloquei noutras tomadas da casa para ver se era defeito da instalação mas não fez diferença. Saliento que a analógica dá nítida em toda a casa.

Agora a experiência que fiz foi a seguinte, coloquei uma antena PRO 75 da televés que era a antena que eu tinha antes da DAT 45 e liguei directamente ao meu televisor sem amplificadores sem nada, e não é que apesar da intensidade do sinal ter reduzido para 65% a qualidade do sinal está entre os 95% e 100%!!! A TDT assim está a dar impecável sem falhas no meu LCD!!!

Agora a dúvida é a seguinte, será que o amplificador mais o pre-amplificador da antena mais o alimentador está a introduzir ruído na instalação reduzindo assim a qualidade do sinal? Se assim for o que me aconselham que eu faça? É que eu tenho 5 televisores em casa por isso duvido que eu me safe sem amplificação.
Existe algum conjunto de amplificador + alimentador no mercado mais indicado para a TDT que não reduza tanto a qualidade do sinal digital?

Agora fiquei num impasse sem saber como fazer com que o sinal não falhe no meu LCD...

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Sim, obvio quanto mais intensidade de sinal lhe colocas mais ruido introduzes...O ke imprta é a qualidade do sinal...A potencia não importa directamente...A kualidade é ke importa...

Abraços

kablamis

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Então será que se eu reduzir o ganho no amplificador a qualidade aumentará?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Liga a PRO 75 directamente ao amplificador. Em princípio dará. Mas atenção, digo "em princípio" porque não sei qual a quantidade de sinal que a antena está a captar nem o ganho do amplificador.

Agora a dúvida é a seguinte, será que o amplificador mais o pre-amplificador da antena mais o alimentador está a introduzir ruído na instalação reduzindo assim a qualidade do sinal?
O que está a acontecer é que estás a amplificar demais o sinal, dando cabo dele. Não é à toa que os medidores de TDT só medem até aos 90dBuV. Meter logo pré-amplificação e amplificação sem ter a noção do sinal captado pode dar nisto.
O alimentador não introduz ruído no sinal, a não ser que seja um Ikusi.

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois, tenho que experimentar a PRO 75 no amplificador, é que eu já atenuei o sinal no amplificador, já desliguei a alimentação ao pre-amplificador só que o meu LCD está sempre "aos pulinhos" é engraçado que os outros aparelhos não têm este problema. A única forma que consigo um sinal estável no LCD é ligar o PRO 75 directamente nela. Também não acho que seja do cabo que vai ao meu LCD pois já liguei noutro ponto da casa onde o aparelho funciona bem e o LCD faz o mesmo. Que coisa rara... :p

Estou a ver que em último recurso tenho que instalar esta antena somente para o meu LCD, perco é os canais modulados.

Outro pormenor que me tinha esquecido de referir é que eu tinha desligado os moduladores para ver se eram eles que interferiam com o sinal, mas também não fez diferença...

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pois, tenho que experimentar a PRO 75 no amplificador, é que eu já atenuei o sinal no amplificador, já desliguei a alimentação ao pre-amplificador só que o meu LCD está sempre "aos pulinhos" é engraçado que os outros aparelhos não têm este problema. A única forma que consigo um sinal estável no LCD é ligar o PRO 75 directamente nela.
Então o problema deve estar no amplificador. Tenta arranjar um menos potente e com entrada para o sinal de retorno dos moduladores.

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Mais um update, mas não consigo mesmo explicar.

Definitivamente o meu televisor deve ser muito chique e esquisita. Então é assim, eu tenho ambas as antenas nas varandas (por cima do telhado não apanha) o que por si só já é estranho, só que a PRO 75 está na parte de trás da casa provisoriamente e a DAT 45 está na parte da frente em cantos opostos.

Antes de eu fazer outra experiêcia o meu receptor da cozinha estava com a qualidade a 77% e o LCD como sempre com o sinal instável, tanto tá a 80% como a 0% como a 50% etc... então extendi um cabo a atravesar a casa (+/- 20 m de extensão) e liguei o PRO 75 ao amplificador usando esse cabo todo já sabendo que ia haver un decrescimo de sinal por causa do cabo.

Conclusão o tal receptor passou para 65% de qualidade e a minha televisão entre uns 45% a 55% mas sempre a funcionar sem falhas, ou seja apesar do sinal estar mais fraco devido à extensão do cabo o meu LCD já "gostou".

Será que como a PRO 75 tem mais elementos ela é mais "direccional" e rejeita melhor as "sombras" das montanhas e o sinal chega com menos erros? Ao mesmo tempo será que o sintonizador do meu televisor é menos tolerante e por isso é que os receptores funcionam e o LCD não? É mesmo estranho.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Só sabendo qual a quantidade e a qualidade do sinal que ambas as antenas estão a captar é que se pode saber ao certo a causa do problema, mas pela tua descrição do que vai acontecendo dá-me ideia que o sinal captado é forte demais para o amplificador, e o LCD, ao ser mais sensível do que os receptores, não suporta a instabilidade provocada por um eventual excesso de amplificação tão bem como eles.
Tem em atenção que o nível de qualidade indicado pelo LCD diz respeito ao BER, o que quer dizer que podes ter uma percentagem de 100% de qualidade sem amplificação, mas se a soma do sinal captado pela antena mais o ganho do amplificador exceder certos limites, o nível de erros aumenta e a qualidade baixa.

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Talvez será disso, mas recordo que também tentei reduzir o ganho ao mínimo e com a pre-amplificação desligada e mesmo assim o LCD não estabilizava.
Parece que o que me resta agora é arranjar uma forma definitiva para passar o cabo para a PRO 75 e fazer figas para que à noite o sinal não desapareça tal como mencionei noutro tópico ao qual também respondeste.

Muito obrigado pela ajuda e quando eu tiver isto definitivo eu volto a fazer um update ;)

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Em certos amplificadores é tão mau estar no máximo como estar no mínimo. Num caso amplificam em demasia e no outro metem mais ruído do que deviam. Mas se tens a solução da PRO 75, que aparentemente está a resolver a situação com o mesmo amplificador, é de deixar ficar.
Se vais meter o cabo por fora do telhado aconselho-te a meter cabo preto.

DX2

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Obrigado por tudo DX2 já coloquei a PRO 75 a funcionar e o LCD tá de topo neste momento a qualidade está a variar entre os 90 a 100% agora resta só a questão das quebras nocturnas mas isso já é outra história pois quando isso acontece não importa quantas vezes oriento a antena que a qualidade simplesmente não sobe...

Uma coisa que reparei é que o dipolo da DAT HD 45 dá para alicar na PRO 75 pois a furação dos apoios em plástico onde entram os elementos é a mesma convertendo-a numa DAT HD 75, será que vale a pena? Ao mesmo tempo lembrei-me que possivelmente se eu fizer isso o sinal começa aos pulos outra vez no LCD...

Um abraço :D
IMG_20120308_131217.jpg
IMG_20120308_131303.jpg

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Já reparaste que os dipolos são completamente diferentes? A PRO 75 nunca iria funcionar da mesma maneira com o dipolo da DAT 45, pois não foi desenhado para ela. Se está bem assim, não mexas.

DX2