Portal Chamar Táxi

Dúvida AP!

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Ola malta,

Gostaria de esclarecer uma duvida que é a seguinte.

UM AP pode receber rede wireless?

Se sim qual a diferença entre receber com um AP de receber com uma antena normal receptora? O AP vai buscar o sinal mais longe?

Cumps

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
o acess point tem muito mais alcance e dependendo do ap tens ferrementas de segurança e defines a rede no ap e nao no pc...só depois é que defines a rede no pc

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo percebi uma parte mas ainda tenho algumas duvidas.

Por exemplo eu posso receber a rede wireless de um amigo meu e depois retransmiti-la pela minha casa? ou receber a rede wireless com o AP e só ter net por cabo de rede?

Cumps

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo percebi uma parte mas ainda tenho algumas duvidas.

Por exemplo eu posso receber a rede wireless de um amigo meu e depois retransmiti-la pela minha casa? ou receber a rede wireless com o AP e só ter net por cabo de rede?

Cumps

Boas.

AP= access point = ponto de acesso.

Um AP recebe sinal wireless de um outro AP ou router e redistribui esse sinal pra vizinhança de onde se encontra.
Sim podes receber rede wireless do amigo e redistribui la pela tua casa, isto e desde que o teu AP tenha permissão do router/ap do teu amigo pra se registar na rede dele.

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
podes receber a rede wireless do teu amigo, desde que esteja a alcance e depois retransmiti-la pela minha casa, por cabo ou wireless, como quizeres.

esse é o principal objectivo do access point, captar e "relançar" o sinal.

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigos obrigado pela ajuda, vou comprar um AP e experimentar, porque eu tinha uma antena usb com extensao mas só apanhava 12% de sinal e nao dava pra me ligar, assim com o AP como tem maior alcance já deve dar.

Obrigado

Cumps

Ja agora, le as regras e condicoes do forum e assina as.

Última edição por um moderador:

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
tb tens, for só por causa do alcance, antenas que se ligam via usb de longo alcance, essas antenas permitem mais 20 % +- de alcance.

e sempre sai mais barato do que um ap.

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
tb tens, for só por causa do alcance, antenas que se ligam via usb de longo alcance, essas antenas permitem mais 20 % +- de alcance.

e sempre sai mais barato do que um ap.

Pois mas com uma antena dessas só apanho 12%...Achas k com o AP consiguirei apanhar mais?

Cumps

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
sim pq com o ap em campo aberto já consegui cehgar aos 50m +- com bom sinal.

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigos no seguimento deste estudo adquiri um AP SMC, e agora gostaria de configura-lo para poder receber a rede do meu amigo.

Dúvidas:

O AP tem tres "operating modes", qual devo seleccionar para apanhar rede?

Depois de apanhar como é k faço para me ligar?

Como é k posso por isto com o máximo de alcance visto k a rede dele era dificil de apanhar com uma antena planet usb (extensão) de alto ganho.

Cumps

PS:Não sei se devo continuar esta questao aqui ou abrir um novo tópico, deixo a decisão para os moderadores.

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas podes continuar aqui, o AP tem de ter permissoes de configuração no router do teu amigo .
Os modos tens de nos dizer quais sao , pois nao os sabemos de cor.
A outra questao que é fortalecer o sinal, tu e o teu amigo decidam e e comprem umas antenas de ganho para ligar ao router wifi.
Abraço

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Portanto entao AP SMC tem tres modos k são, Ethernet Client; Repeater e Access Point.

Eu gostava que ele recebesse sinal de um linsys wrt54g, mas não sei como por isto a funcar.

Cumps

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Entao vais ter de o por como repeater , mas isso é uma preferencia minha isso quer dizer que vai repetir o sinal do linksysy

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Entao nesse caso ele vai receber o sinal do linsys e retransmiti-lo com maior força. E agora como é k eu ligo os dois? O smc apanha o sinal dele, mas agora nao sei como por os dois a falar...

Cumps

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Nao conheço o modelo a 100 por cento , mas penso que teras de inserir as confirmações ou seja o ssid, a password de acesso macadress e etc..
O AP da smc deve te dizer isso ou devera ter um wizard que te ajuda nisso

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigos cá estou com mais duvidas....

Tenho um modem da sapo st516v6 e queria por um wrt54gl a dar net wireless, mas nem sequer consigo por os dois a "falar" pra ter net. Ou seja faço a configuração basica k o router me manda mas depois ele nao se liga á net....

Precisava mesmo de umas dicas....

Obrigado!

hugoro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Solidd,
Estive a ver no manual:
Manual do Utilizador Linksys wrt54gl

Pelo que percebi o uplink é através de uma porta de rede:
Ports Internet: One 10/100 RJ-45 Port

Tenta configurar o modem para agir em modo "transparente", ou seja, o modem fica apenas a funcionar como conversor linha telefónica/Ethernet para fazer estabelecimento da ligação adsl através de PPoE (terás de configurar o modem Thomson indicando o username, password, etc.). Neste modo o IP público atribuido pelo Sapo ao modem é "transferido" para o router.

Configuras o router para obter IP autmaticamente em Setup>BasicSetup> Internet Connection Type = Automatic Configuration - DHCP.

Este tipo de ligação por vezes é tricky e tens de reiniciar os aparelhos para se sincronizarem...

Abraço.

Última edição:

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo obrigado!

Já consigo fazer a ligação. Agora tenho mais umas quantas duvidas....

Eu so quero ter os meus 4 vizinhos(amigos) ligados na minha rede, mas eu sei k aparece sempre algum indio a tentar-se colar. Andei a dar umas voltas e encontrei uns programas que parecem ser engraçados (airsnare e ethereal) o problema é k nao sei nk fazer com os dados k recebo...

O k posso fazer se encontrar alguem a colar-se na minha rede com esses programas ou com outros k vocês conheçam e sejam melhores para proteger a mnha rede?

Cumps

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
So permites o acesso a 4 Mc adress tens de saber o Mac adress e configurar para dar permissao so a esses.

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo isso ja ta feito. Mas mesmo assim tenho receio k alguem consiga ter acesso...se eu descobrir um mac diferente ou um ip k nao os dos meus colegas ha alguma coisa k possa fazer?

Cumps

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
se tens isso a bloquear por MAC adress e por Password , nao a que ter problemas .

Se isso esta configurado direito , ninguem vai conseguir aceder ao AP , nomeadamente a NET

hugoro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Solidd

As ferramentas que referes servem apenas para perceber o tipo de trafego (HTTP, UDP, etc.) que passa por uma determinada porta de rede. Os progs têm de ser instalados em PC, e por conseguinte não serve de muito quando pretendes monitorizares o que passa entre o AP e a rede.

A meu ver existem 2 extremos que têm de ser ponderados: segurança <-> custo
Se quiseres investir em algo mais seguro que te livre de utilizadores indesejados podes pensar em ter um sistema proxy na tua rede. Existe vário software para controlo de acessos que te permitem criteriosamente e com maior granularidade autenticar os utilizadores que podem aceder ao sistema, à rede local e até à internet. No entanto este sistema é complexo e pode sair caro (se quiseres ter p. ex. um Microsoft ISA Server). Um exemplo deste mecanismo é o da rede PT-Wifi.

Se o teu focus é não gastar mais dinheiro, então podes dar de barato que exista ~1% de probabilidade de te invadirem a rede. Ainda que esses 1% dependem daquilo que o Toolboy referiu:
-Activares encriptação da rede wireless por WPA2 (se possível para todos os utilizadores- têm de ter adaptadores wifi que o permitam)
-Teres uma chave de rede forte (que inclua numeros e caracteres: %,_,#,$,etc)
-Teres o SSID da rede escondido (Wireless > Basic Wireless Settings>Set SSID broadcast to 'disable')
-Trocar o endereçamento de rede para um formato não standard(diferente do 192.168.XXX.XXX ou 10.0.XXX.XXX)
-Desactivar o serviço de DHCP
-Restringir o controlo por MAC Address
-Teres Firewall activa (atenção ao NAT e ao Port Range Forward)

Podes ainda consultar este forum: http://www.linksysinfo.org/index.php
Tem dicas interessantes para o teu router.

HR