Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Reúna retalhos coloridos e crie um tapete muito bacana para sua casa. Confira a vídeo aula que mostra detalhadamente a confecção do tapete de retalhos para que você consiga fazer o seu.
Esta vídeo aula foi produzida e elaborada pelo grupo Econet, e traz a artesã Neide Aranha, mostrando a todos os apreciadores do artesanato e reaproveitamento, como fazer um tapete gracioso de retalhos.
Você deseja renovar seu guarda roupa? Suas roupas não tem mais a sua cara? Pois trazemos 7 dicas para que você customize suas peças com criatividade, renovando roupas e acessórios que estavam em desuso em peças com a sua cara.
Customizar roupas e deixá-las com uma nova aparência ou ainda modificá-las completamente com muita criatividade e estilo.
É possível aprender a criar novos conceitos em cima de peças que talvez não agradem mais. A apresentadora do Programa Fashion Stamp, Thais Lee, aponta algumas dicas para as meninas que gostam de abusar da criatividade.Confira 7 dicas importantes que podem fazer a diferença no seu visual:
1) Separe o material
Antes de pensar em customizar uma peça de roupa alguns materiais para iniciar os trabalhos precisam estar preparados. Tesoura, linha, agulha, alfinetes, cola para tecido e cola quente são fundamentais. Para aquelas que gostam de adesivos, um ferro de passar roupa também será necessário.
2) Antes de começar, planeje
Primeiro é importante ter em mente o que se quer fazer. Se ainda não há experiência com customização o ideal é planejar, procurar referências e fazer pesquisas. Depois de decidido é hora de escolher o tecido ou os materiais que serão utilizados e observar suas características, como rigidez, por exemplo, que não aceita muito bem a cola.
3) Escolha sua peça e dê seu toque pessoal
É possível customizar qualquer tipo de peça, desde uma jaqueta jeans até uma bolsa. Quem está começando a customizar roupas, a camiseta básica de malha é a mais simples para iniciar. Outra opção é a calça jeans que pode ser transformada em shorts. Além disso, é possível customizar as peças com enfeites como tachinhas, botões diferentes e adesivos.
4) Cortes e Aplicações
Na hora de customizar, os procedimentos mais simples e que mudam bastante o visual da sua peça são os cortes, tais como mangas, decotes, barras, laterais, etc. Para quem gosta de customizar camisetas, mas ainda é inexperiente, a dica é dobrá-la ao meio para não haver erro no tamanho. Se o desejo é preservar o corte, a dica é apostar nos acessórios de fácil aplicação, como lantejoulas, miçangas, apliques e adesivos.
5) Já tem prática? Mude completamente
Se o desejo é transformar uma peça em outra completamente diferente, saiba que é necessário dominar a máquina de costura, pois modificar uma peça e deixá-la com outra cara é um processo mais difícil e requer habilidade. Transformar uma calça jeans em saia ou bolsa, por exemplo, exige atenção aos desníveis para não deixar um lado maior que o outro. Meça onde quer cortar e marque corretamente para a peça não ficar torta.
6) Novas cores
Antes de iniciar o processo de tingimento é importante lavar a peça e deixá-la secar. Existem diversos produtos para tingir, como corantes, fixadores e tintas. Para quem está começando o fixador é a melhor pedida, pois basta misturar com água e deixar ferver junto com a peça. Outra técnica de tingimento é o tie-dye, uma mistura de água, sal grosso e tinta. A estampa da camiseta é feita por meio de amarrações com barbantes e o desenho depende do gosto pessoal e da criatividade de cada um.
7) Onde procurar?
A dica é visitar armarinhos, pois estas lojas possuem uma grande variedade de produtos para customização de roupas. Acessórios que caíram no desuso também podem ser desmanchados e reutilizados em outras peças.
Há sempre umas calças jeans velhas no armário que já não veste há muito tempo mas que também não tem coragem de jogar fora. Chegou a hora de lhe dar uma finalidade, transforme-as numa bonita bolsa através dos pequenos passos aqui apresentados.
1 Para conseguir fazer esta bonita bolsa das suas calças velhas vai precisar apenas dos seguintes materiais:
Umas calças de ganga velhas.
Uma tesoura.
Linhas.
Máquina de costura.
Um alfinete ou uma agulha de tricot.
Ferro de engomar.
2 Antes de começar a costurar as calças lave-as bem e deixe-as secar.
Depois corte-as com uma tesoura mesmo no fundo da virilha e guarde as pernas. Este corte pode ser a direito ou arredondado dependendo da forma que pretende e deve ser 2 centímetros abaixo dos bolsos para permitir fazer as costuras.
3 Agora pegue numa das pernas e corte um retângulo com o tamanho da parte já cortada.
Esse retângulo vai servir para dividir a carteira ao meio internamente.
4 Pegue o retângulo de tecido e faça uma bainha em um dos lados mais largos.
5 De seguida vire as calças para o avesso e costure o retângulo em toda a volta de forma a formar uma divisão na bolsa.
Faça um zigue-zague em toda a volta para que não se desfiem as costuras e para as reforçar.
6 Use agora a outra perna e com a tesoura corte uma tira com 5 centímetros de largura e com o comprimento necessário para fazer uma alça com a altura que deseja.
7 Com a tira do avesso, dobre-a ao meio e costure-a em todo o seu comprimento.
Reforce bem esta costura e com a ajuda de um alfinete ou uma agulha de tricot vire a tira já cosida para o direito. Com a ajuda de um ferro de engomar passe bem a ferro esta tira.
8 Em seguida costure bem a tira no interior da bolsa para formar as suas alças.
Agora que já tem a sua bolsa feita pode enfeitá-la com vários acessórios tais como flores de feltro, botões coloridos ou ainda outros ao seu gosto. Use a sua imaginação.
Uma das maneiras de se ter um look diferente e totalmente fácil de fazer é a aplicação do ponto smocking. Veja o passo-a-passo e personalize suas roupas.
Para fazer a aplicação, você vai precisar de:
1 agulha nº 06;
1 retrós de linha de pesponto (cor de sua preferência);
1 lápis;
1 tesoura;
1 caixa de alfinetes
Passo a passo do ponto smoking
1º passo: faça um acabamento de viés para dar início ao pesponto. Este ponto pode ser feito na máquina ou manualmente.
2º passo: em seguida, passe a linha várias vezes, puxando-a para deixar franzida a área em que você deseja aplicar o ponto smocking.
3º passo: demarque o caminho de ziguezague com o lápis ou com os alfinetes como mostra a figura 4.
4º passo: com a linha, contorne o caminho demarcado com os alfinetes.
5º passo e último passo: repita o procedimento quantas vezes achar necessário e pronto. Seu ponto smoking está concluído e suas roupas mais bonitas!
Procure sempre utilizar linhas de algodão para costurar em tecidos de fibra natural e linhas sintéticas para costurar tecidos sintéticos.
Se você costurar um tecido sintético com linha de algodão, após a lavagem, existe a possibilidade da costura ficar franzida;
se você costurar um tecido sintético com linha de algodão, a linha poderá arrebentar.
As linhas suportam temperaturas diferentes.
Se você costurar uma peça de linho, com linha de poliéster, podem haver problemas quando você estiver utilizando o ferro de passar, pois o linho requer uma alta temperatura e a linha de poliéster pode não resistir à essa temperatura.
Aprenda como fazer tipos de bainhas que são discretos e praticamente invisíveis!
Tipos de ponto para bainhas:
Ponto alinhavo
Como diz o nome, serve para alinhavar a bainha no lugar, no caso de você querer costurá-la à máquina. Leve a agulha na horizontal, prendendo diretamente o tecido à bainha com movimentos para cima e para baixo.
Ponto Chuleado
Este ponto é perfeito para tecidos mais grossos que não desfiem – por exemplos, calças jeans que já vem com a bainha da loja. Com a ponta da agulha, pegue dois ou três fios (ou mesmo um, no caso do brim) e faça o ponto na diagonal.
Ponto Cruzado
A versão manual do ponto ziguezague, indispensável em tecidos que desfiem com facilidade. Em vez de atravessar a agulha na diagonal, fazendo com que o ponto fique uma vez para fora e outra para dentro da bainha, o ponto cruzado fica todo sobre esta.
Pegue com a agulha uma pequena porção do tecido da bainha; depois, com a ponta da agulha, pegue três fios do tecido e faça novo ponto sobre a bainha.
Ponto Invisível
É o jeito de fazer bainhas em tecidos muito finos como microfibra, se você não quiser pespontar à máquina, mas mesmo assim às vezes pode marcar um pouco. O ponto invisível é semelhante ao chuleado, só que mais junto.
Faça o ponto bem junto à bainha, e pegue apenas um fio do tecido de cada vez.
Dica para uma bainha de emergência
Dica final: se você tem que sair com a roupa que precisa de bainha, e não tem tempo para costurar… uns pingos de cola de tecido também resolvem.