Portal Chamar Táxi

Contracepcção hormonal - Implante

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,668
Gostos Recebidos
0
É um método contraceptivo de longa duração que utiliza apenas um progestativo (hormona semelhante à progesterona). O seu principal mecanismo é inibir a ovulação e tornar o muco cervical espesso.

Trata-se de um bastonete flexível que se coloca por baixo da pele (implante intradérmico) e que vai libertando hormonas de forma gradual e contínua. Este método, se for inserido nos primeiros cinco dias do ciclo menstrual, protege de imediato contra a gravidez e a sua protecção prolonga-se durante 3 anos. Tal como outros métodos hormonais progestativos, provocam alterações no ciclo menstrual.

Antes de inserir um implante é necessário ser bem esclarecido de que as menstruações serão muito diferentes. A mulher pode não ter perdas de sangue durante os três anos de duração do implante ou pode ter perdas de sangue muito irregulares e imprevisíveis. Nenhuma das situações é prejudicial para a saúde da mulher (mesmo as perdas são pequenas e não provocam anemia), mas a mulher tem de se sentir confortável com estas alterações, saber que não está grávida, que não vai ficar infértil e que não entrou na menopausa.

É importante a vigilância médica anual.

Entretanto, se se remover o implante, inicia-se de imediato a normalização dos ciclos. É um método contraceptivo eficaz na prevenção de uma gravidez, mas não previne o contágio de infecções sexualmente transmissíveis.

Nota: Antes da sua aplicação deve ser feita uma história clínica completa. Deve ser medida a tensão arterial e ser efectuada um exame médico com base nas contra-indicações da utente.
 
Topo