A questão de saber qual é o melhor antivírus, não é muito fácil de saber. Acredito que existam estudos que utilizam dados objetivos para classificar os antivírus, mas sempre vamos encontrar pessoas com opiniões diferentes.
Eu pessoalmente tenho 2 antivírus grátis que gosto bastante: um deles é o Avira Free Antivirus, o outro é o Comodo Internet Security. Claro que só utilizo um deles, pois não é aconselhável ter 2 antivírus instalados ao mesmo tempo, porque pode dar conflito no PC.
Entre estes dois, o Comodo Internet Security é mais completo pois tem também firewall e outras funcionalidades de segurança. O Avira em termos de antivírus parece-me ser muito bom, mas a sua versão gratuita não possui firewall, e uma firewall é essencial num computador. Se tivermos uma firewall, então possivelmente estaremos bem servidos com o Avira. Mas claro que isso é a minha opinião, existe quem prefira o Avast ou o AVG, certamente são também duas excelentes opções, entre outras que poderiam ser mencionadas.
Para além disso tudo o melhor "antivírus" deverá de ser o próprio usuário da internet, pois todos precisamos de ter cuidado ao navegar na internet, e evitar sites pouco confiáveis, bem como ter cuidado com arquivos que vêm em emails de pessoas que nós não conhecemos.
Comodo Internet Security - Antivírus e Firewall - Webinfor
Avira Free Antivirus - Antivírus Grátis - Webinfor