Desde já obrigado amigo joão carvalho...
Respondendo ao solicitado amigo joão, eu atiro com varias marcas de cartuchos, embora algumas marcas façam a diferença, mas aconselho-te a usares se possível sempre a mesma marca de cartuchos e gramagem, variando apenas a espessura do chumbo.
Eu pessoalmente sou um grande adepto das grandes cargas, 34 gr 36gr nº4/5 sem duvida bons tiros naqueles dias mais secos em que a caça se levantam mais longe à frente dos cães esse tiros são autenticas bombas.
Por exemplo eu na caça geral, a lebres, coelhos e perdizes utilizo o choque 4* e uso uma única marca e gramagem de cartuchos variando apenas a espessura do chumbo, isto claro, depois de ter experimentado vários tipos de cartuchos e com diferentes tipos de pólvora. Agora com o cartucho certo é tiro e queda.
Aconselho-te a arranjares uma toalha de mesa de papel e dares meia dúzia de tiros de "chofre" para o alvo e vês onde batem os tiros, depois se necessitares de corrigir o desvio ou a altura da coronha é só tirares ou meteres as anilhas (calçes)que as armas trazem.
Mas penso não ser necessário mexeres na coronha, porque o mal deve estar da coronha para trás. :Hee:
Bom, acho que fugi um bocadinho à tua pergunta...
Mas retomando, amigo joão na caça aos pombos, tordos ou patos (que deve ser este tipo de caça a que te referes no teu post) o desconto para cada espécie é diferente. A velocidade dos pombos, tordos e patos é completamente diferentes embora não pareça. Agora perguntas tu, pois é, mas os pombos e os patos são maiores daí a menor probabilidade de os falhar. Pois são, mas para teres uma ideia, a velocidade de um pombo é de 90 km/h, o pato atinge facilmente os 100 km/h e o tordo anda na casa dos 50 km/h.
Agora imagina, se ao tordo dás um desconto de 50 cm a 1 m agora vê o que tens que dar aos pombos e aos patos.
Amigo, para fazeres a experiência nada melhor que comprares duas ou três caixas de cartuchos de diferente gramagem 32gr 34gr 36gr com diferentes tipos de pólvora e experimentas o tiro com o respectivo desconto e vês qual se adaptava melhor à tua forma de atirar.
Por exemplo: Polvichumbo Caça32(PSB), Polvichumbo Especial 36 (Pólvora A1), Polvichumbo Super 30 (Pólvora CSB 6) são os tiros que eu utilizo com o choque 4* e é muito raro mudar de choque, muito raro mesmo.
Nome Vulgar - Velocidade Máxima (km/h)
Tentilhão - 35 km/h
Pisco-de-peito-ruivo - 35 km/h
Pardal - 35 km/h
Corvo - 50 km/h
Melro - 56 km/h
Tordo - 56 km/h
Garça-cinzenta - 65 km/h
Môcho - 72 km/h
Maçarico - 80 km/h
Estorninho - 80 km/h
Avestruz - 80 km/h
Perdiz - 85 km/h
Beija-flor - 88 km/h
Pomba-selvagem - 95 km/h
Faisão - 96 km/h
Pato-selvagem - 100 km/h
Cerceta - 105 km/h
Narceja - 110 km/h
Tarambola-dourada - 113 km/h
Avestruz - 120 km/h (em condições favoráveis)
Águia - 130 km/h
Ganso - 145 km/h
Pombo-correio - 160 km/h
Gaivota 180 km/h
Águia - 198 km/h (em condições favoráveis)
Andorinha - 210 km/h
Falcão-peregrino - 314 km/h
Gavião - 320 km/h
Fragata - 400 km/h (em condições favoráveis)
Espero ter ajudado amigo joão carvalho, qualquer coisa diz...
:espi28: