billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160

A u-lock deve passar por dentro do triângulo traseiro. Assim, se o ladrão soltar a roda, não consegue levar o resto da bicicleta.
Para prender assim, junto com o selim, o cabo de aço precisa ser um pouco mais longo. Se o seu não alcançar, retire o selim e coloque-o no chão, ao lado da bicicleta. O cabo é passado pelos trilhos do selim.
Dois tipos de trava
A trava em formato de U (em amarelo nessa foto) não é infalível, mas aumenta e muito a segurança da bicicleta. É bem mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional.Conjugando os dois tipos de trava, o meliante precisará de mais de uma ferramenta para conseguir levar a bicicleta e provavelmente acabará desistindo.
Dica: Se você estiver só com uma u-lock e precisar trancar uma bicicleta que tenha blocagens, solte a roda dianteira e o selim e coloque-os ao lado da roda traseira. Passe a u-lock pelas duas rodas mais o trilho do selim, sempre por dentro do triângulo traseiro do quadro.
Reduza as chances
De qualquer forma, não é recomendável deixar a bicicleta muito tempo estacionada no mesmo local sem supervisão, como por exemplo uma noite inteira na rua. Com tempo suficiente, o ladrão abre até um cofre…A ilustração abaixo mostra uma maneira de prender a bicicleta usando uma u-lock e um cabo com loop nas pontas. Esse tipo de cabo vem com alguns modelos de u-lock, mas pode ser substituído por uma tranca de cabo de aço. Note que o selim está preso com um cabo menor.
Outra opção é trocar a blocagem do selim por um parafuso tradicional com porca, caso você não mude a altura do selim com frequência.

Travas de blocagem
A foto da minha bicicleta que abre essa matéria é de alguns anos atrás. Atualmente, uso no selim uma blocagem com “segredo”, o que me libera de passar o cabo de aço por ele.O tal segredo eu posso contar: a blocagem só abre se a bicicleta estiver a pelo menos 90 graus em relação ao solo (em pé). Como a bicicleta trancada de forma correta só poderá ser levantada assim se for destrancada, é preciso soltar a bicicleta toda para conseguir retirar o selim.
Há outros tipos de blocagem segura, alguns com chaves especiais para abrir, que são únicas para cada conjunto. Mas ainda assim eu continuaria usando duas travas.