H
helldanger1
Visitante

Que seja o processador, a placa gráfica, a alimentação ou qualquer outra peça, os ventiladores são utilizados para os arrefecer.E não é só o barulho provocado com o giramento da ventoinha, mas também as vibrações que produzem esse ruído infernal.
Varias soluções são possíveis afim de por um termo a todo esse barulho.Vamos ver assim neste articulo vários componentes, simples a instalar, para por fim a todo esse ruído.
Sendo os ventiladores a principal fonte sonora de um pc, vamos tentar substitui-las por outros componentes.
Na praça delas, vamos utilizar agua para arrefecer o material e não vento, a esta técnica chamamos: Watercooling (arrefecimento liquido), que substitui aventajosamente o ventilador do processador, o da placa gráfica, o do chipset.....e permite também insonorizar os discos rígidos.

A primeira vista, integra um Watercooling não e tarefa facil. Temos de arrefecer vários componentes. Assim, a bomba de agua tem de ser suficientemente potente para poder propulsar a agua através todo o sistema de arrefecimento e pelo Radiador (radiador que arrefece a agua que passa pelo cpu).Para integrar uma bomba a agua e um radiador, mais vale ter uma grande caixa, mas desde alguns tempo, os construtores fazem tudo para reduzir as dimensões dos componentes para poder assim, melhor os integrar numa caixa ATX normal.
Geralmente o radiador esta acompanhado de um ou dois ventiladores para o arrefecer (muitas vezes pasps ou outros ventiladores muito silenciosos).
A bomba a agua e um dos elementos a bem escolher numa configuração destas, tem de ter um debito bastante importante (um debito importante permite uma melhor circulação da agua), o mínimo aconselhado e de 600l/h, o normal 800/900l/h , sendo as bombas de 1200l/h o topo de gama.
A montagem dum sistemas destes é bastante classica. Tem de se ter especial atenção as fugas de agua.
O Watercooling pode ser utilizado para arrefecer todas ou qualquer um dos seguintes componentes : Cpu, placa gráfica, chipset e discos duros (também e possível aplicar um sistema « caseiro »de watercooling a alimentações por exemplo).Veremos noutro artigo o Watercooling com maior atenção.
Uma vez o sistema instalado ficamos agora com menos ventiladores mas ainda faltam alguns (para o radiador por exemplo). Podemos ainda reduzir a velocidade desses ventiladores que produziram, então, menos ruído. Para isso existem varias soluções :
Os Baybus aparelho que permite regular a velocidade dos ventiladores sobre 3 posições (0V apagado, 7V e 12V ventilador a fundo).Os ventiladores sendo de origem de 12V passa los em 7V basta para reduzir a velocidade de rotação e a os tornar silenciosos.

Os Rheobus, mesmo principio de regulação que o Baybus, mas esta vez com um botão que permite regular a tenção de 0V a 12V (e não só 3 posições).
Também veremos mais tarde um artigo sobre a utilização de Rheobus.
Um dos outros componentes que produzem o mais de barulho é a alimentação. Encontra se agora no comercio alimentações completamente silenciosas (0dba !!!!!! só com um radiador),

alimentações silenciosas (com reguladores para as ventoinhas que aumentam de velocidade com a temperatura), ou alimentações com velocidade variável manualmente, com um botão que regula a velocidade das ventoinha da alimentação.
Uma das outras soluções para o silencio também pode ser a comprar de uma caixa « silenciosa » que integram uma protecção com material anti ruído.
Chegamos agora ao fim de este articulo, que explica alguns dos métodos
utilizados para montar um pc silencioso,espero que vos tenha ajudado !!!!!!!
cumpts
hell