- Entrou
- Set 19, 2006
- Mensagens
- 7,829
- Gostos Recebidos
- 67
Este tutorial vai ajudá-lo a fazer um teste básico ao seu alternador como forma a testar o bom funcionamento do mesmo.
O que vai precisar?
- Um multímetro
Vamos lá testar...
Primeiro, certifique-se que o seu multímetro está em corrente contínua (DCV) e com 20v seleccionados.
Com o carro a trabalhar, abra a capo do seu veículo e localize a bateria. Coloque a pinça preta em algum ponto metálico com massa e a pinça vermelha no num ponto descarnado do cabo que vem do alternador e conecta directamente ao pólo positivo da bateria.
Um alternador em bom estado de funcionamento deve mostrar valores compreendidos entre 13.8v e 14.2v.
Caso o valor seja superior a 15v, poderá estar com algum problema no regulador de voltagem do alternador. Caso o valor seja inferior a 13v é sinónimo de algum problema no alternador e aconselho a que leve o seu veículo a um electricista auto como forma a que ele proceda a um diagnóstico mais específico.
O que vai precisar?
- Um multímetro
Vamos lá testar...
Primeiro, certifique-se que o seu multímetro está em corrente contínua (DCV) e com 20v seleccionados.
Com o carro a trabalhar, abra a capo do seu veículo e localize a bateria. Coloque a pinça preta em algum ponto metálico com massa e a pinça vermelha no num ponto descarnado do cabo que vem do alternador e conecta directamente ao pólo positivo da bateria.

Um alternador em bom estado de funcionamento deve mostrar valores compreendidos entre 13.8v e 14.2v.
Caso o valor seja superior a 15v, poderá estar com algum problema no regulador de voltagem do alternador. Caso o valor seja inferior a 13v é sinónimo de algum problema no alternador e aconselho a que leve o seu veículo a um electricista auto como forma a que ele proceda a um diagnóstico mais específico.