Portal Chamar Táxi

Informação Como proteger os ouvidos das crianças durante o fogo de artifício

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,125
Gostos Recebidos
1,215
naom_6954dda17e095.webp


Onde vai passar a meia-noite? Daqui a umas horas entramos no novo ano e são vários os espetáculos de fogo de artifício marcados para todo o país. Vai levar a família toda para ver o espetáculo? O melhor é ter cuidado com os ouvidos das crianças e com os seus também. Veja como proteger-se e quando é motivo para ficar em casa.


O website angli-EAR Hearing alertou para o nível de ruído que o fogo de artifício pode ter “Segundo a Organização Mundial ea Saúde, o nível máximo de ruído seguro dos fogos de artifício para adultos é de 140 decibéis e para crianças apenas 120 decibéis.” Durante uma exibição do género, o ruído pode atingir os 150 decibéis.


Zumbido, perda auditiva gradual e até aguda são algumas das consequências de estar constantemente exposto a este tipo de sons. “Uma única explosão pode danificar ou até mesmo destruir permanentemente as células do ouvido interno, responsáveis por transmitir as vibrações sonoras ao cérebro. Isso pode levar à perda auditiva, zumbido ou, em casos extremos, até à surdez completa”, conta o website Horend Goed Audiciens.





Fogo de artifício. Como proteger as crianças​


Em primeiro lugar, uma das melhores forma de proteção passa por não expor as crianças a este tipo de ruídos intensos. No caso dos bebés, por exemplo, é mesmo de evitar.


“Os bebés não devem ser expostos a ruídos altos, pois o seu canal auditivo é muito menor que o de um adulto. O que pode não parecer muito alto para um adulto pode soar até 20 decibéis mais alto para um bebé”, revelam os especialistas ao angli-EAR Hearing.

“Os bebés têm uma maneira diferente de ouvir o mundo. Na vida real, somos confrontados com uma variedade de sons. Os bebés não têm a atenção seletiva dos adultos e não prestam atenção o tempo todo. Em vez disso, podem estar sempre a ouvir uma ampla faixa de frequências, ou seja, todas as frequências simultaneamente.”


Se acabar por levar crianças para um espetáculo do género, é importante usar alguma proteção para evitar danos graves. “Para bebés e crianças pequenas, protetores auriculares podem ajudar a reduzir os níveis de ruído. Tampões não são recomendados, pois podem ser pequenos e também representam um risco potencial de asfixia.”


Manter a distância de segurança é outra das formas de se proteger. “Além do risco de queimaduras potencialmente causadas por faíscas, o fumo da queima dos materiais pode ser perigosa e potencialmente danificar os pulmões da criança. Também quanto mais longe estiver da fonte do ruído alto, menos prejudicial será para os ouvidos.”


A perda auditiva no caso de um bebé pode estar relacionada com atrasos na fala, na linguagem e também na capacidade de compreensão e comunicação. Explicam que a audição acaba por ter um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.

IN:NM
 
Topo