Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Como educar uma criança prodígio
A paternidade, sob qualquer condição, exige muito trabalho, paciência e esforço. Não há “manual de instrução” para lidar com as crianças – e a mesma técnica nem sempre funciona com crianças da mesma família. Cada criança requer sua própria atenção e maneira de ser educada, e isso também pode variar com o passar do tempo.
Mas educar uma criança prodígio é um desafio único e exige uma adaptação individual do tempo, atenção e pensamento já que essas crianças têm habilidades incríveis em um campo específico e estão além da sua idade. Elas podem ser excepcionalmente dotadas para a música, ciência, literatura, arte, matemática ou qualquer outro campo de estudo.

Embora a capacidade de uma criança prodígio para atividades artísticas ou intelectuais possa nos fazer crer que ela vá desfrutar de um sucesso precoce e duradouro ao longo da vida, os superdotados da atualidade correm o risco de não suportar tamanha pressão, ou sofrer de ansiedade na busca por suas realizações, o que pode levá-los a não ter uma infância normal.
Quando “alguém” de 8 anos de idade está compondo sinfonias ou explicando a física quântica para você, é difícil enxergá-la como criança. O tempo gasto estudando em uma biblioteca de faculdade é também o tempo que essa criança deixa de estar brincando no parque com as demais crianças.
Mesmo que uma criança se entusiasme bastante e consiga desfrutar de seu talento extraordinário, haverá um dia em que sentirá falta de ter brincado. Então, como educar uma criança superdotada? É possível a uma criança prodígio conseguir equilibrar seus dons naturais com uma infância feliz?
Conheça Autumm de Forest

Autumm de Forest
Não deveria ter sido surpresa alguma quando Autumm de Forest, de 5 anos de idade, pegou um pincel e um pedaço de madeira enquanto seu pai coloria alguns móveis em sua garagem. Afinal de contas, ela nasceu em uma família de artistas. Mas quando seu pai voltou um tempo depois para ver o que Autumm havia feito, até ele ficou bastante surpreso.
Desde então, os pais de Autumm, Doug e Katherine, têm dado à filha acesso a materiais que a permitem expressar seu talento artístico, incluindo telas e tintas a óleo de qualidade. E quando ela tinha por volta de 8 anos de idade, suas obras já estavam sendo vendidas por US$ 25 mil e expostas em leilões e galerias de arte por todo os Estados Unidos.
Porém, embora os pais de Autumm tenham incentivado e orientado o talento da filha, eles também se certificaram de que ela estaria participando de atividades apropriadas para a sua idade.
Ela pinta diariamente por uma ou duas horas, mas também brinca com suas bonecas Barbie e com seu poodle, Ginger. Autumm também brinca com seus amigos, vai para escola (onde ela adora as aulas de educação artística, embora diga que não há arte abstrata na escola) e vive de acordo com os limites exigidos para uma criança de 8 anos. O mundo das artes para Autumm não é mais ou menos importante do que o mundo de suas Barbies e parquinhos.
Quando se trata do talento de sua filha, os pais de Autumm tentam se certificar de que ela está com os pés no chão, ao mesmo tempo em que a ensinam a respeitar a arte que cria e o processo da criação.
Eles dizem que há três importantes passos a tomar em relação aos talentos de uma criança prodígio: estabelecer metas, parabenizar as vitórias e desenvolver um conjunto de habilidades.
Ao aprender cedo a fazer uma conexão entre esforço e recompensa, Autumm é capaz de sentir orgulho ao mostrar seus trabalhos tanto para crianças de sua idade como para colecionadores de arte.
HowStuffWorks