billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160

Eu uso o método de apalpação , [ sou criador de Roseicolis - entre outras aves ] através dos ossos da bacia da ave . Vejam abaixo as possíveis configurações ósseas que podemos detectar por apalpação :

O quadro abaixo representa as Espécies de Agapornis onde é possível utilizar este método, [ apalpação ] sabendo-se que o modo mais fiável será o do DNA que apesar de tudo não garante os 100%.

Em adultos é quando se consegue diferenciar mais facilmente o sexo por apalpação dos ossos da bacia , como já referi, que são mais largos e arredondados nas fêmeas e mais apertados e pontiagudos nos machos.
As fêmeas também são ligeiramente maiores e têm a cabeça e o abdómen mais arredondado que os machos. A maneira mais eficaz de formar casais sem recurso a análise de DNA é colocar vários pássaros numa voadeira e esperar que eles acasalem por si.
Este processo não é demorado e tem a vantagem de os pássaros formarem casais por mútua afinidade, evitando a incompatibilidade que muitas vezes acontece com a formação de casais imposta pelo criador que atrasa o inicio da reprodução e que em casos extremos leva a que o casal não crie.
Última edição: