- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,457
- Gostos Recebidos
- 1,023

Comer pistachos pode trazer muitos mais benefícios para a sua saúde do que imagina. Para combater o mau colesterol, faça deste alimento um aliado. Um estudo publicado na revista científica Nutrients afirma que este fruto seco é rico em substâncias antioxidantes - mais do que a maioria das outras nozes e sementes - que fazem frente a este inimigo silencioso.
A investigação, realizada pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, refere que, em comparação a outras oleaginosas, o pistacho destaca-se pela sua qualidade nutricional. Além de apresentar um baixo teor de gordura, tem um alto teor de proteínas vegetais, fibras, vitaminas (sobretudo C e E) e minerais.
Além de ajudar a reduzir o mau colesterol, este alimento é altamente saciante, o que contribui para uma menor ingestão calórica. A longo prazo, ajuda a diminuir o índice de massa corporal e o perímetro abdominal.
Mais. O pistacho está entre os frutos secos com menor teor calórico. Uma porção de 20 gramas contém apenas 159 calorias, enquanto a mesma porção de castanhas tem 190 calorias, por exemplo.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
IN:NM