Portal Chamar Táxi

Circulo Polar Árctico e Equador

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Circulo Polar Árctico, Antártico e Equador

Círculo Polar Antártico é a linha imaginária (paralelo) cuja latitude é 66º6/10 Sul e que corresponde ao complemento de 23º4/10 abatido nos trópicos. O Círculo Polar Antártico passa pelas partes mais ao norte da Antártida. Durante o inverno austral, a partir dessa linha as noites absolutas, com 24 horas de duração, vão se acumulando em direção ao pólo sul e durante o verão acontece o contrário, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol, sol da meia-noite) pode ser registrada nesse paralelo. O ponto 90º Sul onde se localiza a estação Amundsen-Scott, por exemplo, enfrenta duas situações bem distintas durante o ano. Entre o equinócio da primavera e o equinócio de outono a estação é iluminada pelo Sol o tempo inteiro. Já entre o equinócio de outono e o equinócio de primavera, permanece somente a longa noite de seis meses.

O Círculo Polar Ártico é o paralelo da latitude 66º 33’ 39" Norte cuja característica é delimitar a área terrestre que acima dele, tem pelo menos um dia de noite absoluta (24 horas de escuridão) no inverno e pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol) no verão boreal (sol da meia-noite).

As áreas ao norte deste paralelo são frias o ano inteiro, passando praticamente o tempo todo com temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Nestas latitudes, a amplitude térmica anual é geralmente superior aos 30ºC, variando de vários graus abaixo de zero durante o inverno boreal, a até poucos graus acima de zero no verão boreal. Tanto que durante o inverno o Mar Glacial Ártico costuma congelar, formando uma calota de gelo durante a longa noite fria, que na latitude 90º N pode durar até seis meses.

As principais áreas pelas quais passa o Círculo Polar Ártico são o norte do Canadá, o sul da Groelândia, o extremo norte da Islândia (ilha de Grímsey), o norte da Escandinávia e o norte da Rússia.

Ao longo do tempo os Círculos Polares movem-se, estimando-se esse movimento em cerca de 15 metros por ano no sentido da redução.

A área a norte do Círculo Polar Ártico é escassamente habitada. As maiores cidades são Murmansk, (Rússia, pop. 325.100), Norilsk, (Rússia, pop. 135.000), Tromsø (Noruega, pop. 62.000) e Rovaniemi (Finlândia, pop. 59.000).


Equador - é a linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação. Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adoptada, para efeitos geodésicos, uma posição média. O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte; e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul. O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km.

Equador geodésico é o círculo máximo, definido num modelo esférico ou elipsoidal a Terra, que é perpendicular ao eixo. O plano do equador geodésico é a referência para a medição das latitudes, de 0º a 90º, para Norte e para Sul.
Equador astronómico (ou terrestre) é a linha à superfície da Terra em que a latitude astronómica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geóide, o equador astronómico é uma linha irregular.
Equador celeste é a circunferência que resulta da intersecção do plano do equador com a esfera celeste. Sobre o equador celeste, a declinação é igual a 0º.
 
Última edição:
Topo