- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,062
- Gostos Recebidos
- 437

Cinemateca sul-coreana presta homenagem a João César Monteiro
A Cinemateca Sul-coreana inicia hoje em Seul uma retrospectiva completa da obra de João César Monteiro, na primeira iniciativa do género dedicada ao realizador português naquele país asiático, revelou à agência Lusa fonte da Embaixada de Portugal em Seul.
O programa, intitulado "João César Monteiro e os seus companheiros", inclui a exibição de filmes de autores próximos ou influenciados do realizador, nomeadamente Margarida Gil, Pedro Costa, João Pedro Rodrigues, Miguel Gomes e João Tabarra.
No total, até ao final de Maio, serão exibidos 20 filmes e estão previstas duas palestras sobre "o legado de César Monteiro" com a presença de Pedro Costa e João Tabarra, adiantou a mesma fonte.
A retrospectiva, que começa com o filme "A Comédia de Deus", decorrerá no Seoul Art Cinema, da Federação das Cinematecas Sul-coreanas, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Cinemateca Portuguesa e o patrocínio de uma empresa sul-coreana (KDB Daewoo Securities).
João César Monteiro (1939-2003), considerado um dos mais originais cineastas portugueses, assinou doze longas-metragens e nove longas e médias metragens.
O seu primeiro filme, "Quem Espera por Sapatos de Defunto more descalço", estreou em 1971.
"A Comédia de Deus", com Claúdia Teixeira, Manuela de Freitas e o próprio César Monteiro nos principais papéis, foi distinguido no Festival de Veneza de 1995 com o Prémio Especial do Júri.
Fonte: Lusa/SOL