Portal Chamar Táxi

Cientistas chineses desenvolvem processo de recuperação de valiosas partículas

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Cientistas chineses desenvolvem processo de recuperação de valiosas partículas usadas em equipamentos eletrónicos a partir de águas residuais


Filipa Alves
rareearthrecycling180.jpg



Uma equipa de cientistas chineses desenvolveu um processo de recuperação, a partir águas residuais, de elementos raros, partículas caras devido à sua baixa disponibilidade que são usadas em equipamentos eletrónicos. O processo foi testado em laboratório simulando condições reais, sendo os resultados apresentados num artigo na revista ACS Applied Materials and Interfaces.

Já se sabia que as águas residuais contêm baixas concentrações de elementos raros, e que o hidróxido de nano-magnésio, nano-Mg(OH)2, pode ser utilizado na remoção deste tipo de partículas, explica o Gizmag. No entanto, a dificuldade de separação dos elementos raros contidos em água combinada com o facto de estarem muito diluídos tornava o processo demasiado dispendioso.

Os cientistas da Academia Chinesa de Ciências conseguiram ultrapassar o problema através do desenvolvimento de um processo constituído por duas etapas em que intervêm partículas de hidróxido de nano-magnésio com características especiais, criadas propositadamente para o efeito.

Numa primeira fase, as partículas de nano-Mg(OH)2 com formato em flor, capturam de forma eficiente os elementos raros de águas residuais, ligando-se a 85% das partículas existentes na água. Depois, estas partículas são separadas no hidróxido de nano-magnésio através de uma redução do pH da solução.


Aceder ao resumo do artigo científico “Recycling Rar Earth Elements from Industrial Wastewater with Flowerlike Nano-Mg(OH)2”

Fontes: www.gizmag.com e An Error Occurred Setting Your User Cookie
 
Topo