Portal Chamar Táxi

cerimonias funebres

Status
Não está aberto para novas respostas.

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Ola amigos eu já esto á bastante tempo fora de portugal,por isso já estou esquecido de algumas tradicoes.
E o tema que eu gostava que me esclarecessem era o seguinte: aqui aonde vivo, quando morre alguem no fim da cerimonia funebre, quem foi convidado pela familia do defunto,vao todos para um restaurante comer e beber,em portugal,ou em algum sitio em portugal á esta tradicao?

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Amigo, que eu tenha conhecimento em Portugal, não é costume esse procedimento, mas sei que há países em que isso acontece, reúnem-se com a família em casa do membro que faleceu.

Bjs

coxanita

GF Prata
Entrou
Fev 23, 2007
Gostos Recebidos
0
olá amigo.em portugal isso nao acontecia .o que se fazia era que o defunto ficando o velorio em casa oferecia-se um vinho do porto ou outra bebida.com a mudança de mentalidades isso já nao aconteçe,porque o defunto é velado na casa mortuaria de cada igreja.

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Gostos Recebidos
0
amigo, aqui em portugal, que eu tenha conhecimento, não há convidados para funerais, vai quem quer, e na questão do ir comer a seguir, só me aconteceu uma situação do género, em que quem ia velar o corpo, comia e bebia na casa onde o corpo se encontrava, e infelizmente foi quando da morte do meu avô, em Valverde, perto de Tondela e Viseu! foi a primeira vez que assisti a uma tradição destas, mas não condeno, pois "para mim, ninguém morre, ausenta-se", e por isso não vou a funerais, gosto de recordar as pessoas em vida, e ao fazerem isso que questionas, pensso que seja um ultimo brinde e homenagem a quem partiu, e visto por este prisma, pensso que cada região terá a sua tradição! :right:

Última edição:

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
A mim no principio me chocou um pouco,comer qualquer coisa na casa do defunto vá lá,agora irem todos para um restaurante já é um pouco absurdo,se fosse a sogra que morre-se ainda se entendia isso :naodigas:

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Gostos Recebidos
0
A mim no principio me chocou um pouco,comer qualquer coisa na casa do defunto vá lá,agora irem todos para um restaurante já é um pouco absurdo,se fosse a sogra que morre-se ainda se entendia isso :naodigas:

nem por isso, não fosse ela voltar á vida! :shy_4_02:

aguda

GF Ouro
Entrou
Ago 28, 2007
Gostos Recebidos
2
olá amigo.em portugal isso nao acontecia .o que se fazia era que o defunto ficando o velorio em casa oferecia-se um vinho do porto ou outra bebida.com a mudança de mentalidades isso já nao aconteçe,porque o defunto é velado na casa mortuaria de cada igreja.

tem que se voltar a velar o corpo em casa, é que na Igreja só o Padre bebe e isso não tem jeito nenhum.

:Hee::Hee::Hee:

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Ola amigos eu já esto á bastante tempo fora de portugal,por isso já estou esquecido de algumas tradicoes.
E o tema que eu gostava que me esclarecessem era o seguinte: aqui aonde vivo, quando morre alguem no fim da cerimonia funebre, quem foi convidado pela familia do defunto,vao todos para um restaurante comer e beber,em portugal,ou em algum sitio em portugal á esta tradicao?

Com esta consegui rir. Ir a um funeral para depois ir fazer festa para o restaurante?
Não amigo. Em Portugal não funciona assim. A um funeral, vão todos aqueles que consideram quem partiu, ou nutrem consideração pelos sofridos. Convidados? Sim, para casamentos. Se bem que; em tempos passados, quando era hábito fazer clamor de choro, em alguns funerais pagava-se a determinadas mulheres que tinham a função de chorar (diria gritar). Estas mulheres, eram pagas para fazerem clamor.
Agora não. Os familiares e amigos sofrem em silêncio. Acompanha-se o ido até ao cemitério, findo este acto, cada um toma o seu destino em silêncio, sinal de respeito.

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Pois é amigos,mas aqui é mesmo assim,já fui convidado para alguns,mas nunca quis participar no convivio :naodigas: mas qualquer dia vou tambem ao restaurante para ver se há baile no fim :naodigas:
Mas Há outra coisa que para a nossa mentalidade é um pouco doloroso.por exemplo,quando alguem morre acho que tem que ter as cerimonia funebres no maximo até 24 horas depois da morte,aqui tens que esperar 5 dias,uma pessoa á espera de enterrar o defunto para tudo se esquecer mas temos que esperar 5 dias enfim foi só uma curiosidade

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
1
Visto que o membro esta esclarecido vou dar o tópico como Encerrado

cumps

Status
Não está aberto para novas respostas.