• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ceia de Natal saudável

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ceia de Natal saudável

Vanessa Candeias

Na época natalícia, as refeições são momentos de convívio familiar que assumem primordial importância. É fundamental que desfrute de todos os alimentos, mas com moderação a fim de prevenir aumentos de peso indesejados, alterações da tensão arterial, aumento do colesterol e/ ou aumento dos triglicerídeos sanguíneos.

img1_9a96a2c73c0d477ff2a6da3bf538f4f4.jpg


Mesmo em época festiva, mantenha os seus níveis de actividade física: pelo menos 30 minutos de actividade física diária. Se não quer abdicar das iguarias natalícias, provavelmente precisa de mais do que 30 minutos diários para manter o equilíbrio entre a energia consumida (através dos alimentos e bebidas) e a energia gasta. Lembre-se que caminhar é uma excelente forma de praticar actividade física.

Tenha em consideração algumas das seguintes recomendações alimentares para que a sua ceia de natal seja saborosa e saudável:

- Procure ter na sua mesa de natal fruta fresca (ex.: clementinas, maçãs, peras) e frutos secos sem adição de sal (ex.: pinhões, nozes, avelãs, amêndoas, uvas passas, figos). Desta forma, se sentir vontade de petiscar antes do jantar, pode optar por consumir estes alimentos que são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

- Evite servir como "entrada" alimentos ricos em sal e gordura (tais como: rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, patês ou saladas com maionese).

- Desfrute da variedade de legumes, couves e hortaliças, disponível nesta altura do ano e comece a ceia de Natal com sopa rica em legumes e folhas verdes (ex.: sopa de nabiças, creme de legumes, sopa de várias hortaliças, sopa de couve e feijão vermelho, etc.).

- Como acompanhamento, dê preferência a saladas, legumes e hortaliças. Opte por servir as hortaliças cozidas que podem ser temperadas no prato com alho, pimenta, pinhões e pequenas quantidades de azeite. Pode também servir esparregado, mas procure escolher receitas onde não se adiciona manteiga ou margarina durante a preparação.

- Prefira bacalhau cozido a outras formas de preparação (p. ex.: frito, assado no forno ou com natas). O bacalhau cozido pode ser temperado no prato com pequenas quantidades de azeite, alho e pimenta.

- Se tem por hábito comer polvo na ceia de natal, prefira consumi-lo cozido em vez de em filetes que, por serem fritos, têm elevadas quantidades de gordura.

- Se prefere consumir carnes, opte por frango, coelho ou peru cozinhados com pouca gordura.

- Para além dos doces típicos de natal, sirva também para a sobremesa fruta fresca, salada de fruta, fruta cozida ou assada no forno sem adição de açúcar.

- Quando prepara doces natalícios, por exemplo: arroz doce, aletria ou leite creme, tente reduzir a quantidade de açúcar e manteiga adicionada. A canela e o limão conferem sabor a estas sobremesas sem que seja necessário adicionar grandes quantidades de açúcar.

- Relativamente às sobremesas que são fritas (por exemplo: rabanadas) consuma pequenas porções destes alimentos.

- Se tem colesterol sanguíneo elevado, evite consumir queijos, enchidos e sobremesas que contêm grande quantidade de gemas de ovos.

- Se gosta de acompanhar a refeição com bebidas alcoólicas, faça-o com moderação.

- Se beber café, chá ou infusões evite adicionar-lhes açúcar, ou então opte por adoçante.

Fonte: Jornal do Centro de Saúde
 
Topo