Portal Chamar Táxi

Carminat tomtom renault megane de 2012 GTline

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, gostaria que alguém me orientasse, pois comprei à poucos meses uma megane gt line de 2012, que infelizmente veio sem cartão, pois o vendedor do stand disse-me que o anterior proprietário da carrinha era uma rent-a-car e que eles ficam sempre com os cartões gps dos seus veículos (não sei se é verdade ou se ele meu deu uma grande tanga). Já tentei colocar um cartão de uma carrinha 2010, até com os mapas atualizados para a ilha da madeira, mas dá erro, dizendo que não posso utilizar aqueles mapas naquele sistema. Por onde começo? Apesar de já ter andado a estudar alguns tópicos aqui no fórum, tenho alguma dificuldade em resolver a situação porque não domino muita da terminologia aqui utilizada. Sou mesmo um leigo no que se refere a esta matéria.
Cumprimentos

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Gostos Recebidos
1
Boas.

Parece-me que para essas carrinhas, actualizar os GPS só mesmo na Tomtom, (já trazem o Navcore com tomtom live).

Salvo se houver novidades nos últimos meses.

Mas alguém com mais conhecimentos o elucidará.

Cumps

Feraida

Segundo tenho conhecimento, se a versão do navcore não for a 9, ainda dá. Se já estiver na 9, nada feito para já. Infelizmente a minha já vinha com a versão 9.

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Como posso verifica a versão do navcore? Tentei fazer como vi a algures no fórum, carregando num dos botões do painel de controlo 5 segundos e depois mexendo com o "botão" central para um dos lados, até que aparecesse a informação, mas não consegui fazê-lo. Eu queria mesmo era criar um cartão que funcionasse e até não me importava de pagar para atualizar, se assim tiver que ser. Não quero éter que ir à renault dar um balúrdio por um cartão com mapas compatíveis.
Cumps

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Gostos Recebidos
1
Dá para ver nas definições/informações.
Passa na renault então que certamente te arranjam um cartão para isso.

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Dá para ver nas definições/informações.
Passa na renault então que certamente te arranjam um cartão para isso.

Será que podia explicar melhor como obter a informação do navcore do meu gps.
O problema será mesmo esse, quanto me cobrarão pelo cartão com os mapas?
Cumps.

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Boas.

Parece-me que para essas carrinhas, actualizar os GPS só mesmo na Tomtom, (já trazem o Navcore com tomtom live).

Mais informação aqui: http://www.geralforum.com/board/showthread.php/469179-renault-carminat#.Vo6k20_oJ0w

Salvo se houver novidades nos últimos meses.

Mas alguém com mais conhecimentos o elucidará.

Cumps

Feraida

Não poder atualizar o gps, significa que a solução no meu caso é comprar um cartão original e fazer a atualização de mapas na tomtom?

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Não poder actualizar os mapas (de forma gratuita), significa que só comprando cartão com mapa na própria Tomtom.

Isto desde que o Navcore da viatura já seja dos novos(Live).

Não precisa comprar cartão, o mapa já vem em cartão (ou DVD não sei) da própria Tomtom: (hxxps://www.tomtom.com/pt_pt/drive/maps-services/maps/selector/#deviceSelected=11981&mapSelected=Europa

Cumps

Feraida

Não poder atualizar o gps, significa que a solução no meu caso é comprar um cartão original e fazer a atualização de mapas na tomtom?

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Gostos Recebidos
0
Ligue para a linha TomTom Portugal, explique a situação.
Vão-lhe explicar como proceder para instalar o navcore em outro cartão que pode comprar (em qualquer lado).
Os mapas, compra na TomTom online e se pedir até lhe oferecem um voucher de 10€ por novo registo. (Primeira vez).
Mapa Iberia, custa 44.95. Se conseguir o voucher..., dá para o cartão.
Este é o relato do que fiz para mim. Não achei caro.

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Não poder actualizar os mapas (de forma gratuita), significa que só comprando cartão com mapa na própria Tomtom.

Isto desde que o Navcore da viatura já seja dos novos(Live).

Não precisa comprar cartão, o mapa já vem em cartão (ou DVD não sei) da própria Tomtom: (hxxps://www.tomtom.com/pt_pt/drive/maps-services/maps/selector/#deviceSelected=11981&mapSelected=Europa

Cumps

Feraida

O pior é que sou mesmo verdinho nestas andanças, e nem sei qual o navcore que está no meu gps, nem se o meu é o tomtom live, nem sei como é vemos essa informação. Mas antes de conhecer este fórum, andei pesquisando no site da tomtom e eles vendem cartões SD sem mapas cerca de 25€ e mapas em cartão custam 119€ (muito além do que posso dar), sei que eles vendem também atualizações de mapas, mas é através de download do ficheiro, mas não sei se é necessário ter um cartão especial, ou basta um cartão vazio e colocar lá os mapas. Gostava que alguém me esclarecesse algumas dessas dúvidas e também qual é o caminho mais económico.

Cumprimentos

FCV38

GF Bronze
Entrou
Jan 7, 2016
Gostos Recebidos
0
Já tenho o número da assistência da tomtom em portugal e vou tentar a sua sugestão.
Obrigado

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Experimentem o que disse, cartão novo inserir no sistema carminat para fazer boot no cartão, retirar o cartão e tirar o ficheiro ttgo.bif do ficheiro que fica no cartão.
Para quem não encontra o TTGo ou Bif para activação
1. Se trabalhar em ambiente windows tem de baixar a aplicação Explore2fs 1.08beta9, é a mais recente faz uma busca no google.
2. corre a aplicação que não necessita de instalação e abre o ficheiro que está dentro da pasta loopdir da raiz do cartão há-de ser um ext3_loopback se for o original ou loopback.ex3 se for outro cartão.
3. esta aplicação funciona tipo winrar ou outra de descompactar, clicas no ficheiro e aparece na caixa da direita o ttgo.bif que podes extrair com a tecla da direita ou arrastar, e tem o problema resolvido...
Depois meter o mapa e navcore 8.842 mais o ficheiro bif e activar com fastactivate o mapa e navcore e experimentar.

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Gostos Recebidos
0
Experimentem o que disse, cartão novo inserir no sistema carminat para fazer boot no cartão, retirar o cartão e tirar o ficheiro ttgo.bif do ficheiro que fica no cartão.
Para quem não encontra o TTGo ou Bif para activação
1. Se trabalhar em ambiente windows tem de baixar a aplicação Explore2fs 1.08beta9, é a mais recente faz uma busca no google.
2. corre a aplicação que não necessita de instalação e abre o ficheiro que está dentro da pasta loopdir da raiz do cartão há-de ser um ext3_loopback se for o original ou loopback.ex3 se for outro cartão.
3. esta aplicação funciona tipo winrar ou outra de descompactar, clicas no ficheiro e aparece na caixa da direita o ttgo.bif que podes extrair com a tecla da direita ou arrastar, e tem o problema resolvido...
Depois meter o mapa e navcore 8.842 mais o ficheiro bif e activar com fastactivate o mapa e navcore e experimentar.

Testou este modo em Carminat ou em Carminat Live?
Testei em um Live mas sempre com o resultado de "não poder usar este mapa".
Testei varios mapas desde 940.xxx e com varios ativadores.
Pode dar umas dicas mais detalhadas?
Obrigado

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Sim testei na laguna do meu cunhado.
Como fizeste o cartão o que meteste lá, como activas-te??

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Mandei-te pm com mapa , navcore e activador se não perceberes o que fazer depois diz.
primeiro que tudo meter um cartão sem nada no sistema carminat até dizer que não tem mapa para criar o ficheiro ext3_loopback que com um programa vais extrair o ttgo bif para vacinar. O programa para extraires o ttgo bif do ext3 é um programa gratuito para windows aplicação Explore2fs 1.08beta9

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Gostos Recebidos
1
Mandei-te pm com mapa , navcore e activador se não perceberes o que fazer depois diz.
primeiro que tudo meter um cartão sem nada no sistema carminat até dizer que não tem mapa para criar o ficheiro ext3_loopback que com um programa vais extrair o ttgo bif para vacinar. O programa para extraires o ttgo bif do ext3 é um programa gratuito para windows aplicação Explore2fs 1.08beta9

Podes enviar também para mim amigo? Para testar no meu megane já com navcore 9

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Gostos Recebidos
0
Já fiz todo esse procedimento, mas sem sucesso. (varias vezes).
Mas ainda não tenho confirmação de ninguem de que esse procedimento funciona no Carminat LIVE.
A Laguna em que fez, era Carminat, ou Carminat Live? E que navcore tinha originalmente? versão 9.xxx ou 8.xxx?

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Não era live mas podes explicar como fizes-te o procedimento?

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Qual o navcore do teu carro?
Se for igual ou menor que 9.842 podes utilizar este sistema porque dá para arrancar pelo cartão SD se for superior já não dá porque modificaram o bootloader do sistema já não conseguindo arrancar pelo cartão.
Não te esqueças de vacinar tambem o navcore.

slayer1973

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2013
Gostos Recebidos
0
Pois assim nada a fazer já tem um boot novo que não arranca pelo cartão, sorry.

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Gostos Recebidos
0
Não era live mas podes explicar como fizes-te o procedimento?
Tinha aqui deixado todo o procedimento que fiz na altura, mas sumiu.
Mas era:
1- card limpo no carro, uns minutos.
2- no pc tirar da pasta loop o ttgo.bif para a raiz do card.
3- instalar navcore e mapa no card
4- voltar ao carro e ligar, da erro de mapa.
5- voltar ao pc e vacinar
6 - voltar ao carro e esperar que funcione. No meu Live nunca consegui.
De qualquer forma o meu é Live e com 9.844.
Já tinha desistido á uns meses e comprado o mapa, mas como dizias que dava, estava empolgado a tentar de novo, por isso as minhas questões sobre a versão e se era Live ou não.
Agradeço a troca de ideias.