mjtc
GF Platina
- Entrou
- Fev 10, 2010
- Mensagens
- 9,475
- Gostos Recebidos
- 10
Introdução!
Assim como nós usamos a voz para nos comunicarmos uns com os outros, a maioria das aves também vocalizam para exercer a mesma função. O som é usado para fazer contacto entre os indivíduos do mesmo bando, entre o macho e a fêmea, entre os pais e os filhotes, e entre os concorrentes de um mesmo território. As aves vocalizam desde notas curtas e simples aos cantos longos e melodiosos. Algumas aves produzem sons não vocalizados como o tamborilar a madeira com o bico ou estalidos com as penas. E há aves que não cantam.
Os ornitólogos classificam as vozes das aves em duas categorias:
- Canto: sons melodiosos e longos. São emitidos pelos machos na época da reprodução e tem a função de delimitar território e atrair fêmeas para o acasalamento.
- Chamado: sons curtos e repetitivos. Servem para coordenar as actividades de um casal ou do bando; a função geral é a de manter contacto entre os indivíduos enquanto se alimentam, voam, etc.
"Não nos perguntamos qual o propósito dos pássaros cantarem, pois o canto é o seu prazer, uma vez que foram criados para cantar. Similarmente, não devemos perguntar porque a mente humana se inquieta com a extensão dos segredos dos céus. A diversidade do fenómeno da Natureza é tão vasta e os tesouros escondidos nos céus tão ricos, precisamente para que a mente humana nunca tenha falta de alimento".
Johannes Kepler