Portal Chamar Táxi

Campeonato Mundial de Boccia em Lisboa

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
1 - 9 Junho no Estádio Universitário de Lisboa


Está tudo a postos para o começo do Campeonato do Mundo de Boccia que se realiza em Lisboa de 1 a 9 de Junho no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. Com organização da PCAND - Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto - e a APCL - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa -, com o apoio do CRPCCG - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, cerca de 250 atletas de todo o Mundo concentram-se em Lisboa para participar no Mundial mais disputado de sempre.

A abertura do Campeonato terá lugar dia 1 de Junho às 17h00, com o tradicional desfile de todas as delegações. Seguem-se as boas vindas a todos os intervenientes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tomando depois a palavra o Presidente do Comité local e o Presidente da CPISRA, que dará os jogos como abertos.

A cerimónia termina com um espectáculo criado pela CIM - Companhia Integrada Multidisciplinar/VO’ARTE.

O encerramento dos jogos terá lugar dia 9 de Junho pelas 17h30, com a entrega de Medalhas e Troféus aos vencedores, em que haverá um discurso de encerramento e um jantar/festa de homenagem a todos os atletas, staff e convidados.

Durante o jantar, o Comité Local agradecerá a todas as delegações, aos seus colaboradores e voluntários e dirigirá uma palavra de agradecimento à Comunicação Social.

De 1 a 9 de Junho, trinta e quatro países representados por cerca de 250 atletas e mais de 350 pessoas, (árbitros, Juízes, cronometristas, treinadores, pessoal de apoio), vão tornar possível a realização deste importante evento.

As delegações ficam instaladas nos hotéis Marriott, Sana Metropolitan e Barcelona. Tendo em consideração que neste evento, 250 pessoas deslocam-se em Cadeira de Rodas, foi solicitada intervenção da Câmara Municipal de Lisboa através do seu gabinete de acessibilidades, o qual fez o estudo dos percursos e planeou um excelente trabalho de obras de restauro e melhoramento dos percursos, para garantir a mobilidade e segurança dos transeuntes. Estas obras já estão a decorrer a bom ritmo.

Este importante evento está a contribuir para que esta zona estratégica da cidade, pela implantação de Hospitais, Escolas e Universidades, desfrute de melhores percursos, isentos de barreiras, com os pisos dos passeios restaurados e maior segurança para os transeuntes.

“Apesar das boas vontades, nem sempre há sensibilidade para resolver estes problemas. Uma vez por falta de meios financeiros outra porque não se ‘justifica’. Ficam por resolver alguns problemas de acessibilidade, sobretudo nos pavilhões e acessos do Complexo - Estádio Universitário, que esperamos mereçam em futuro próximo a atenção devida”, afirma António Batalha, um dos organizadores do Campeonato.


Fonte: Atletismo Magazine Modalidades Amadoras
 

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
A Selecção Nacional portuguesa procura defender o seu título de Campeã do Mundo e conta ainda com três atletas medalhados nos Jogos Paralímpicos de Pequim’2008.

Para defender as cores da selecção portuguesa foram chamados onze atletas: João Fernandes e António Marques (Divisão BC1); Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e Pedro Silva (BC2); José Gonçalves, Armando Costa e José Macedo (BC3); Fernando Pereira, Susana Barroso e Pedro Clara (BC4).

O Campeonato do Mundo de Boccia está dividido em sete divisões, que são disputadas quer em masculinos quer em femininos, bem como em singulares e pares. A modalidade desportiva de Boccia destina-se a atletas portadores de deficiência motora grave que correspondem às seguintes categorias:

BC1 - Tetraplégicos com pouca amplitude de movimento funcional e pouca força funcional em todas as extremidades e tronco. Estes atletas dependem de um assistente para ajustar ou estabilizar a cadeira ou para lhes darem a bola.

BC2 – Tetraplégicos com força funcional reduzida em todas as extremidades e tronco, mas com capacidade própria para propulsionar a cadeira de rodas.

BC3 – Atletas com muitas dificuldades na preensão da bola e sem força funcional para efectuar o lançamento da bola para dentro do campo de jogo. Os atletas desta divisão disputam os jogos com o recurso a um calha/goteira para lançarem a bola. Nesta classe incluem-se outro tipo de deficiências com as mesmas características funcionais.

BC4 – Estão incluídos todos os atletas portadores de deficiência motora com limite funcional superior semelhante à divisão BC2.

O objectivo do Boccia é marcar o maior número de pontos através do lançamento de 13 bolas (seis de cor azul e seis de cor vermelha) em direcção a uma bola alvo (uma bola branca apelidada de “jack”).

Ganha o jogador que conseguir colocar mais bolas próximas do “jack”.


A organização está a cargo da Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND) e da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), com o apoio do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCG).

A abertura do campeonato terá lugar esta terça-feira, 1 de Junho, com o tradicional desfile de todas as delegações. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, vai estar presente para dar as boas-vindas a todos os participantes, assim como o Presidente do Comité local e o Presidente da CPISRA, que vai assinalar o início da competição.

A cerimónia termina com um espectáculo criado pela Companhia Integrada Multidisciplinar/VO’ARTE.


Fonte; Atletismo Magazine Modalidades Amadoras
 

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
Maria Cavaco Silva esteve presente na Cerimónia de Abertura do Campeonato do Mundo de Boccia, que se cumpre até ao próximo dia 9 de Junho, no Pavilhão n.º 1 do Estádio da Cidade Universitária., em Lisboa.


O tradicional desfile das equipas deu mote inicial para uma cerimónia repleta de cor e música, com o ponto alto a ser a entrada da Selecção de Portugal, a última equipa a tomar o seu lugar no alinhamento.

A Seleccionadora Nacional mostrou-se confiante na prestação lusa neste Campeonato do Mundo, “espero o melhor possível para os Atletas portugueses” afirmou Helena Bastos acrescentando que a competição é muito importante, uma vez que “estão muitos títulos em disputa”.

A concluir, a Seleccionadora revelou a ambição de quem defende o título mundial, “espero trazer medalhas”. Portugal procura defender o seu título mundial e é considerada uma das equipas favoritas ao pódio.

Em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Vitor Pataco deu as boas-vindas às 35 delegações e aos atletas que considera “exemplos de vida para todos nós” considerando que todos os participantes já “são vencedores antes de competir, uma vez que ultrapassaram muitas adversidades para representar com muito mérito os seus países ao mais alto nível” concluiu convidando todos os participantes a aderir às festas populares da capital portuguesa.

De seguida Maria Cavaco Silva em representação do Presidente da República, reforçou a ideia da já famosa hospitalidade lusa, “nós gostamos muito de receber bem os nossos convidados, espero que estejam tão felizes por estar aqui no nosso país, como nós estamos contentes de vos receber”.

A Primeira-Dama recebeu, ainda, uma medalha da atleta portuguesa Susana Barroso.

Os jogos foram abertos, oficialmente, após a apresentação do espectáculo musical da Companhia Integrada Multidisciplinar/VO’ARTE e do juramento dos Atletas e Juízes, pela voz da representante da CP-ISRA, Corneel Van Der Heiden.

A competição inicia-se esta quarta-feira, dia 2 de Junho, pelas 9h00 com os jogos de pares e por equipas em todas as divisões.

Em pares, a selecção lusa tem jogos com as congéneres da Croácia, Eslováquia, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Tailândia e Alemanha.


Fonte: Atletismo Magazine Modalidades Amadoras
 

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
Três vitórias na estreia de Portugal


Portugal iniciou com sucesso o Campeonato do Mundo de Boccia que se cumpre no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. No primeiro dia de competição, a selecção lusa cumpriu, até ao momento, cinco jogos, saindo vitoriosa em três.

Com este figurino positivo, a seleccionadora nacional Maria Helena Bastos revelou que “estamos muito perto de garantir uma presença fase final” e desvalorizou os dois desaires do dia, “não comprometem o apuramento”.

Em pares BC/3, os jogadores garantiam a presença nos oitavos-de-final, ficando por apurar se em primeiro ou segundo lugar. Com os triunfos sobre a Croácia (8-0) e a Argentina (8-4), a selecção lusa discute, esta quinta-feira, com a Alemanha a liderança do grupo B.

Na parte da manhã, deu-se a estreia lusa e logo com um triunfo por 13-0 sobre a formação da Eslováquia, em jogo relativo ao grupo B de equipas. O conjunto luso formado por João Fernandes, António Marques, António Ferreira, Cristina Gonçalves e Pedro Silva não conseguiu, porém, repetir o êxito da ronda inaugural e acabou por ceder perante a Coreia do Sul por 5-3 no segundo jogo do dia.

A Coreia venceu igualmente o confronto com Portugal, no primeiro jogo do grupo A da competição de pares BC/4. Armando Costa e José Macedo não conseguiram evitar o 7-3 a favor dos coreanos.

A selecção lusa jogava ainda ontem ao final de tarde com Grã-Bretanha e, em caso de vitória, Portugal renovava as esperanças da passagem para o jogo de amanhã frente à Tailândia

Todos os resultados e classificações do Campeonato do Mundo de Boccia no site oficial da competição em:

Fonte: Atletismo Magazine Modalidades Amadoras
 

ze.gaspar

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2009
Mensagens
494
Gostos Recebidos
0
Portugal apurou-se hoje para os quartos-de-final de pares BC3 do Campeonato do Mundo de Boccia, competição que se cumpre no Pavilhão n.º 1 do Estádio da Cidade Universitária de Lisboa, ao vencer a congénere brasileira por 9-0.

A seleccionadora nacional, Maria Helena Bastos mostrou-se muito satisfeita com o desempenho dos seus jogadores, “ganhamos bem, foi um jogo, relativamente fácil, com uma equipa do Brasil que foi repescada para esta fase.”

Armando Costa e José Macedo foram, assim, os primeiros atletas da comitiva lusa a chegar aos quartos-de-final do campeonato mundial que começa a entrar na sua fase decisiva, em pares e em equipas.

Na próxima ronda, a selecção portuguesa vai encontrar-se com o Canada que venceu a formação de Hong Kong por 5-1.

Portugal tem, ainda este final de tarde, um jogo decisivo frente à Irlanda, a contar para os oitavos-de-final na divisão de equipas BC1/2. Um desafio que,” é para ganhar” afirmou a seleccionadora lusa deixando um voto de confiança para os atletas, “vamos passar!”

Esta manhã, Portugal confirmou o primeiro lugar no Grupo B de equipas após triunfar sobre a Alemanha por um esclarecedor 23-0.

Reviravolta lusa baralha as contas no grupo

Duas vitórias lusas em outros tantos jogos de pares BC4 reavivaram a esperança de marcar presença nos quartos-de-final. Os atletas portugueses responderam da melhor maneira aos dois desaires sofridos ontem e conseguiram recuperar o ânimo.

O primeiro triunfo foi ante a selecção da Tailândia por 8-0. A selecção mais difícil foi a Hungria, “uma das melhores equipas do mundo” analisou a seleccionadora de Portugal, Maria Helena Bastos que elogiou o espírito dos seus jogadores perante “o grupo mais difícil de toda a competição” acrescentando, ainda, que um lugar na próxima fase é mais que merecido, “eles fizeram jogos muito bons. Hoje tivemos aquela pontinha de sorte, que faltou ontem”.

Portugal só conhece o veredicto após terminar o encontro que opõe a Grã-Bretanha à Hungria, sendo que neste momento a selecção da casa está em vantagem devido à sua diferença de pontos.

Esta sexta-feira, dia 4, cumprem-se os quartos de final em todas as divisões a partir das 10h00 da manhã.


Fonte: Atletismo Magazine Modalidades Amadoras
 
Topo