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Bruxelas quer veículos a circular com luzes diurnas em 2011
A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva hoje aprovada pela Comissão prevê que a partir de 07 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva hoje aprovada pela Comissão prevê que a partir de 07 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
Diário Digital / Lusa