Portal Chamar Táxi

Notícias Bruxelas quer avaliar eliminação de bloqueio geográfico e melhorar proteção de consumidores

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
59,112
Gostos Recebidos
1,720
Bruxelas quer avaliar eliminação de bloqueio geográfico e melhorar proteção de consumidores

img_932x621uu2025-09-04-14-06-00-2233243.jpg


Comissão vai avaliar eliminação da norma que limita acesso de consumidores com base na sua residência.

A Comissão Europeia vai avaliar se a eliminação do bloqueio geográfico injustificado na União Europeia (UE) cumpre o objetivo de eliminar discriminação de consumidores baseada na nacionalidade ou residência, no âmbito do reforço da proteção dos consumidores.

Esta é uma das propostas que integram a Agenda do Consumidor 2030, um plano estratégico para a política de consumo da UE para os próximos cinco anos adotado esta quarta-feira.

De acordo com a agenda, já em 2026, será revisto o regulamento sobre as regras de proteção de consumidores e todas as empresas que oferecem produtos e serviços na UE terão de cumprir os mesmos padrões, anunciou, em conferência de imprensa, o comissário europeu para a Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, Michael McGrath.
UE exige que Apple cumpra regras anti-bloqueio geográfico

O plano inclui quatro áreas estratégicas, como a eliminação de obstáculos fronteiriços dos consumidores, o reforço da imparcialidade digital e da proteção 'online' dos consumidores, particularmente os menores de idade, a promoção de um consumo sustentável e ainda a aplicação eficaz das regras e mecanismos de recurso reforçando a proteção dos consumidores face à crescente circulação de produtos inseguros ou não conformes e práticas comerciais desleais 'online' por parte de operadores não conformes.

Na UE há 450 milhões de consumidores no mercado único, que contribuem com mais de 51% do Produto Interno Bruto da UE.

Segundo a Comissão Europeia, a Agenda do Consumidor para 2030 abrange um vasto conjunto de ações destinadas a reforçar a proteção dos consumidores e a promover a competitividade, a justiça social e um crescimento sustentável.

Os consumidores europeus beneficiam de alguns dos níveis de proteção mais elevados do mundo.

Correio da Manhã
 
Topo